Microsoft oferece cursos gratuitos de programação para crianças e jovens

Por Redação | 29.10.2015 às 08:57
photo_camera Foto: Reprodução

Mesmo com o fim da Semana de Código, a Microsoft decidiu manter os conteúdos das aulas de programação disponíveis no site "Eu Posso Programar" por mais alguns meses. O projeto incentiva jovens que desejam aprender sobre a linguagem de código, além de ampliar as suas oportunidades de seguir uma carreira e, até mesmo, empreender.

O projeto "Eu Posso Programar" foi criado como parte do programa YouthSpark em 2012 e já beneficiou mais de 11,6 milhões de jovens entre 12 a 25 anos no Brasil.

O conteúdo usado pelo Hora do Código foi desenvolvido como um estímulo do raciocínio lógico, da habilidade de problemas e a criatividade. A linguagem ensina os alunos a programar por meio de dois tipos de cursos: "Angry Birds" e "Ana e Elsa" do filme Frozen. Neles, as crianças aprendem os fundamentos básicos de informática e os conceitos usados no desenvolvimento de aplicativos.

No Angry Birds, as crianças fazem com que o personagem percorra um labirinto até bater no porco verde. No curso com as personagens Ana e Elsa de Frozen, os alunos criam flocos de neve em uma paisagem de gelo para compartilhar com seus amigos e colegas.

Também fazem parte do programa os conteúdos "Aprendendo a Programar", com videoaulas didáticas, e o "Crie seu Jogo para Kinect", que utiliza linguagem em blocos Scratch para criar jogos para o console. Todos os cursos disponíveis emitem certificado online.