Microsoft libera SDK da Cortana para desenvolvedores

Por Redação | 13.12.2016 às 21:35

A Microsoft trouxe novos recursos e ferramentas para que desenvolvedores ajudem a tornar a Cortana, sua assistente pessoal virtual, ainda mais útil e presente nos dispositivos.

Nesta terça-feira (13), a empresa lançou um preview do Cortana Skills Kit, um pacote que oferece aos desenvolvedores a possibilidade de criar, facilmente, várias novas habilidades para a assistente. Junto com esse pacote a empresa também liberou o Cortana Devices SDK, que permite aos fabricantes integrar a assistente em dispositivos inteligentes de todos os tipos.

Por enquanto, apenas alguns parceiros receberam a novidade, mas pelas primeiras impressões que tiveram, o kit parece promissor. Aliás, a Microsoft revelou que os desenvolvedores podem usar linhas de código da Alexa para criar novas habilidades para a Cortana.

Em seu post no blog oficial, aliás, a Microsoft explica como é esse processo de liberação do preview. Até que seja difundido globalmente, ambos os kits passarão pelas mãos de desenvolvedores parceiros e devem se popularizar em fevereiro de 2017.

O que a Microsoft pretende, afinal?

A ideia da gigante do software é espalhar a Cortana ao máximo possível de dispositivos, tornando-a muito mais intuitiva, comunicativa e natural. Com a indústria se movendo tão rapidamente em direção à internet das coisas, é bem provável que a intenção da Microsoft seja preparar sua assistente para este nicho, integrando-a aos mais diversos tipos de aparelhos inteligentes.

A parceria com a Harman Kardon, fabricante de equipamentos de áudio como caixas e alto-falantes, é um excelente indicador disso, conforme você vê no teaser abaixo.

Fonte: Microsoft