Microsoft libera nova build do Windows 10 para Insiders

Por Redação | 07.07.2016 às 20:40
photo_camera Divulgação

A Microsoft lançou, nesta quinta-feira (7), a build 14383 do Windows 10 para desktops e dispositivos móveis, uma prévia para a atualização de aniversário do SO que deve ser distribuída a parceiros no começo de agosto. A 14383 foca em melhorias e correções internas e a única alteração visual é a remoção da marca d'água com o número de versão, indicando que a última delas, a Redstone, está de fato próxima.

Nos PCs, a nova build corrigiu o link para a loja de extensões do Edge, o atalho da Cortana que agora é Win + Shift + C e trouxe melhorias na interação de mouses Bluetooth, entre outras pequenas correções.

Nos dispositivos móveis, vários bugs foram consertados, como a correção no consumo de bateria da tela de bloqueio e o sensor de proximidade que fazia com que botões fossem pressionados acidentalmente.

Edição de aniversário

Anunciada no início de julho, a atualização de um ano de SO vem sendo testada pelos Insiders, que vêm completando uma série de testes específicos, como quests em jogos. A Microsoft pretende começar a enviar a edição de aniversário para parceiros a partir de 2 de agosto. A próxima grande atualização do sistema será a Redstone 2, prevista para o começo de 2017.

Windows build 14383

Confira a lista com todos os updates publicada pela Microsoft:

Melhorias e correções para PC

  • O link para "Obter mais extensões da loja" sob o painel de extensões no Microsoft Edge agora leva diretamente para a loja para baixar extensões disponíveis.
  • Mudaram o atalho de teclado para ativar a Cortana no modo de audição para Win + Shift + C com base no feedback dos Insiders que estavam tendo um grande número de ativações não intencionais da Cortana enquanto no modo de audição. O comando "Hey Cortana", quando ativado nas configurações da Cortana, continua a ativá-la no modo de audição como sempre aconteceu.
  • A partir desta build, as atualizações feitas na área de ações rápidas na Centro de Ações serão preservadas em atualizações futuras.
  • Corrigiram um problema ao desconectar o Surface Book de um monitor externo definido como primário poderia resultar na tela do Surface Book sendo definida como orientação retrato em vez de paisagem até que sua tela fosse destacada e colocada novamente.
  • Corrigira, um problema em que as Configurações estavam mostrando controles de mídia na janela de visualização da barra de tarefas.
  • Corrigiram o problema ao arrastar arquivos ou gerenciar bibliotecas de diálogo entre dois monitores com diferentes DPIs que fazia o conteúdo não ser apresentado corretamente.
  • Corrigiram um problema em que a marca utilizada para indicar um estado selecionado nos botões toggle na barra de aplicativos não era visível em alto contraste, por exemplo, no menu Fotos em "...".
  • Corrigiram um problema onde ao conectar a um PC usando o Remote Desktop/Área de Trabalho remota quando uma janela maximizada está imediatamente atrás do diálogo do Remote Desktop resultaria na seguinte janela de credenciais sendo exibida atrás da janela maximizada.
  • Corrigiram um problema no qual, com certas configurações do monitor, explorer.exe iria travar depois de uma dica de ferramenta ser exibida.
  • Corrigiram um problema que fazia com que certos mouses Bluetooth, como o Arc Touch Mouse Microsoft, por vezes, acelerassem de forma irregular ao mover o cursor pela tela.
  • Corrigiram um problema em que ao abrir certas páginas da web no Microsoft Edge quando Narrador estava no modo de digitalização e indo linha por linha através de uma lista de hiperlinks, o Narrador não anunciava o fato de que estes eram hiperlinks.
  • Corrigiram um problema em que determinados sites potencialmente causavam um vazamento de memória e tornavam-se inúteis no Microsoft Edge quando a extensão LastPass tinha sido ativada.

Melhorias e correções para Mobile

  • Melhoraram o desempenho da bateria para quando a ligar e desligar a tela rapidamente a fim de olhar para a tela de bloqueio.
  • Corrigiram um problema no Microsoft Edge onde o zoom nos mapas embutidos por vezes poderia fazer o mapa saltar para um local inesperado.
  • Corrigiram um problema que impedia o volume de ser colocado em mudo em certos dispositivos, como o Lumia 640, durante a reprodução de vídeos do YouTube que usam o codec de áudio OPUS.
  • Corrigiram um problema em que se você estiver conectado a um carro via Bluetooth que o suporta, tocar em "Finalizar Chamada" no console do carro não iria funcionar enquanto um texto de entrada estava sendo anunciado.
  • Corrigiram um problema em que não era possível realizar compras na Windows Store utilizando créditos da operadora ao usar um chip SIM da Orange.
  • Corrigiram um problema que fazia o Groove inesperadamente pausar uma música após ela ter sido manualmente pausada e reiniciada.
  • Corrigiram um problema que fazia o teclado por vezes mostrar as saídas "@" e "€" em vez de "a" e "e" para determinados idiomas em aplicativos do Windows Phone 8.1.
  • Corrigiram um problema que fazia muitos jogos do Windows Phone 8.1 parecerem estar sendo executados em câmera lenta em determinados dispositivos, como o Lumia 535.
  • Corrigiram um problema em que as notificações recebidas enquanto a tela estava desligada ignoravam o sensor de proximidade, fazendo a tela ser ligada para exibir a notificação mesmo enquanto o dispositivo estava no bolso, levando a toques acidentais na tela.
  • Corrigiram um problema em que a configuração do Visual Voicemail não aparecia após um hard reset.
  • Corrigiram um problema que fazia tiles fixadas a partir de dentro de aplicativos por vezes aparecerem em branco e não mostrarem o nome do aplicativo. Também corrigiram um problema que o texto "SIM 2" estava faltando nas tiles Mensagens e Telefone fixadas para o segundo SIM.
  • Corrigiram um problema que resultava em um escalonamento da tela inicial incorreto após alternar entre o Continuum/Desktop estendido para o modo de tela espelhada/duplicada em dispositivos com um DPI não-padrão.
  • Corrigiram um problema que acarretava no atraso para exibir a contagem de chamadas perdidas na live tile do aplicativo de telefone.

Problemas conhecidos para PC

  • Se você está vendo uma notificação pop-up uma vez por dia, que começou no dia 01/07, dizendo que sua cópia de avaliação do Windows expira em 15/07/2016, é um alerta supérfluo e seu sistema operacional não irá expirar. O diálogo também vai desaparecer em breve.
  • Uma correção recente foi liberada para o firmware Hyper-V que irá afectar a capacidade de inicializar VMs do Windows Server 2016 Tech Preview 5 com Boot Seguro habilitado. Uma correção para compilações TP5 está sendo desenvolvida, no entanto, devido aos horários de liberação das compilações prévias para o Insider, as mudanças serão lançado antes da correção TP5 ter sido liberada. Durante esse tempo, se você tentar iniciar uma nova TP5 VM com o Boot Seguro habilitado, ele irá falhar. A solução é desativar o Boot Seguro durante este período.

Problemas conhecidos para Mobile

  • É possível abrir PDFs no Microsoft Edge, mas não será de usar o toque para interagir com o PDF (como rolagem ou zoom). Quando o usuário tenta usar o toque para interagir com um PDF, ele constantemente irá recarregar o PDF.
  • LEMBRETE: Mudaram o formato de backup do Windows 10 Mobile para reduzir o tamanho do backup armazenado no OneDrive. Como resultado, se você fizer um backup em um dispositivo rodando a compilação mais recente do Windows 10 Mobile e voltar para a versão pública (Build 10586) restaurando o backup, o layout da tela inicial não será restaurado e permanecerá a disposição Home padrão. O backup anterior também será substituído. Se você precisa para voltar à build 10586 temporariamente, uma vez que estiver na versão 10586 deve desativar o backup para que ele não substitua o bom backup do Windows 10 Mobile Insider Preview.
  • O Gravador de Voz não aparece de forma consistente como uma opção para Gravação de Chamadas.

Fontes Pc World, Windows Central e Windows Blog