Microsoft libera aplicativo do SharePoint para iPhone e iPad

Por Redação | 21 de Junho de 2016 às 06h49

Nesta segunda-feira (20), a Microsoft enfim disponibilizou o aplicativo do SharePoint para iOS, que já está liberado para download gratuito na App Store. A adaptação do app para o sistema operacional móvel da Maçã havia sido anunciada na conferência The Future of SharePoint, realizada em maio, ocasião em que a companhia também aproveitou para integrar o SharePoint com o OneDrive.

A versão mobile da plataforma de aplicações web que permite criar portais e intranets inclui diversas das ferramentas do software, e entre elas estão:

  • Acesso a todos seus sites criados pelo SharePoint, independentemente de estarem na nuvem ou não. O app trabalha com o SharePoint Online e as versões 2013 e 2016 do SharePoint Server, permitindo adicionar múltiplas contas e facilmente alternar o uso entre elas;
  • Fácil localização de seus sites por meio da aba “Sites”;
  • Conferir os arquivos mais recentes e populares. Por exemplo, em um site administrado por um grupo, o app permite ao usuário acessar rapidamente os seus arquivos recentes ou populares para visualizá-los ou compartilhá-los, permitindo acesso total às bibliotecas de documentos por meio da integração com o app do OneDrive. Também é possível editar esses documentos utilizando aplicativos móveis do Office, como o Word ou Excel;
  • Uso da Enterprise Search, cujos resultados são ordenados por sites, arquivos e pessoas;
  • Acesso a usuários com quem você trabalha. Basta clicar na aba do usuário para conferir seu cartão de contatos e verificar quais são as suas conexões profissionais dentro da ferramenta.

A partir de agora, a Microsoft espera receber feedback dos usuários de iPhones e iPads com relação à primeira versão do app do SharePoint, a fim de implementar as melhorias necessárias. Embora o SharePoint não seja um dos serviços mais conhecidos da Microsoft, é um dos negócios mais lucrativos da empresa, tendo mais de 190 milhões de usuários em mais de 200 mil empresas.

Fonte: MSPoweruser