Microsoft lança software beta para migrar aplicativos iOS para Windows

Por Redação | 07 de Agosto de 2015 às 13h29

Em abril, durante a Build 2015, a Microsoft anunciou novidades relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos e serviços que, de forma resumida, possibilitaria aos desenvolvedores trazer suas aplicativos do Android e iOS para o ecossistema Windows de maneira mais simples e rápida, além de poder inserir a compatibilidade com os serviços da Microsoft.

Nesta quinta-feira (6) a empresa de Redmond liberou o software Windows Bridge (antes conhecido como Project Islandwood) para iOS, permitindo agora que desenvolvedores possam criar aplicativos para iOS e depois adaptarem para o Windows sem maiores complicações. A estratégia da Microsoft é fazer com que o catálogo de aplicativos da Windows Store aumente, aproximando-se das lojas rivais do iOS e Android.

O software anunciado ainda se trata de uma versão prévia e liberada em código aberto, pois, segundo a Microsoft, isso irá permitir que qualquer desenvolvedor possa modificar e adaptar o código de maneira a deixá-lo mais interessante. A versão final do Bridge chegará ainda este ano, juntamente com uma atualização do Visual Studio 2015, que ganhará suporte ao trabalho conjunto com o Bridge.

O Windows Bridge se trata de um software limitado a trabalhar apenas com aplicativos compatíveis com Windows 10 e Windows 8.1 para processadores x64 e x86. A expectativa é que seja adicionado posteriormente na versão final suporte aos processadores ARM de tablets.

A diferença do Bridge para o Project Astoria, destinado a trazer aplicativos Android para o ecossistema Windows, é que ele não é limitado apenas às aplicações desenvolvidas para smartphones, mas permite a migração de programas desenhados para smartphone, tablets e PCs. O Project Astoria ainda encontra-se em versão Technical Preview, mas é esperado que ele chegue em uma versão beta pública até o final do ano.

A versão preview do Windows Bridge já pode ser baixada diretamente do GitHub. Com ela, a Microsoft espera que o novo foco em auxiliar desenvolvedores a criarem versões de seus aplicativos para o Windows ajude a empresa a expandir o alcance de seu sistema operacional, em especial no campo dos smartphones, em que ocupa uma distante terceira colocação em participação de mercado.

Fonte: Microsoft

Fonte: http://techcrunch.com/2015/08/06/microsoft-launches-project-islandwood/?ncid=rss

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.