Microsoft lança site para ensinar a usar Minecraft como ferramenta educacional

Por Redação | 30 de Junho de 2015 às 12h28

Minecraft é um dos jogos mais populares do mundo e, recentemente, passou a fazer parte do portfólio de produtos da Microsoft. Depois da aquisição da desenvolvedora do game, muitos se perguntaram o que a Microsoft estaria planejando fazer com ele. Agora, porém, a gigante de software deixa mais claro que sua intenção é utilizar Minecraft como uma plataforma educativa.

A ideia parece ser bastante interessante, visto que milhões de crianças jogam Minecraft desde que o jogo foi lançado. No game, o poder do cérebro e a criatividade do jogador são importantíssimos para executar várias tarefas, o que pode acabar sendo útil para ajudar os jovens a melhorar suas capacidades de resolver problemas, desenvolver soluções e tomar decisões práticas e rápidas.

Para dar início a essa experiência aliando Minecraft a educação, a gigante dos softwares lançou um site chamado Education Minecraft, onde é possível ver como o game pode ser útil na vida das crianças e dos jovens em idade escolar. Além disso, os interessados poderão cadastrar seus e-mails para receberem em primeira mão as novidades sobre o uso da plataforma como solução educativa.

As possibilidades são praticamente infinitas, levando em conta as criações em Minecraft. Os professores poderão criar, por exemplo, um mundo virtual dentro do game onde será possível fazer com que as crianças aprendam a contar, a conhecerem o alfabeto e a resolver problemas enquanto estão se divertindo. O processo de aprendizado passaria a ser muito mais agradável e interessante para os jovens.

Há tempos que os especialistas discutem o verdadeiro potencial que a educação digital pode ter no aprendizado de jovens e crianças e o novo projeto da Microsoft pode provar, ou não, que a tecnologia também pode ser muito útil quando aliada a educação.

"Minecraft na educação é uma maneira de ensinar, aprender e inspirar. Estudantes poderão visitar civilizações antigas para criar e jogar além de suas próprias histórias. Eles estarão explorando conceitos matemáticos como perímetro, área e volume, quebrando e colocando blocos de Minecraft. Estarão praticando a colaboração, a resolução de problemas, cidadania digital e habilidades de liderança através do pensamento criativo e design inovador. Minecraft na educação são os professores e estudantes inspirando uns aos outros para mudar a nossa forma de aprender", explica a Microsoft.

Fonte: Microsoft, Education Minecraft

Fonte: http://www.engadget.com/2015/06/30/microsoft-minecraft-education/?ncid=rss_truncated

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.