Microsoft lança plataforma para instituições testarem transações com bitcoins

Por Redação | 12 de Novembro de 2015 às 10h04

O bitcoin tem conquistado significativos avanços rumo à aceitação como alternativa às moedas tradicionais. Ciente disso, a Microsoft lançou uma plataforma "blockchain" que tem como objetivo permitir que instituições financeiras possam testar a criptomoeda de maneira mais barata.

Como a indústria financeira acredita que a tecnologia do bitcoin poderá reduzir custos e aumentar a eficiência, o investimento na moeda é cada vez maior. Como parte disso, a blockchain funciona como um descentralizado livro contábil onde todas as transações realizadas com bitcoin são registradas. Essas informações são verificadas e compartilhadas por uma rede de computadores no mundo todo.

A plataforma não é exclusiva para as bitcoins, visto que pode ser utilizada como forma de validar e assegurar trocas feitas com quaisquer tipos de dados. Muitas companhias têm construído suas próprias plataformas para obter ferramentas adicionais à moeda virtual.

A Ethereum está por trás de parte do desenvolvimento da plataforma da Microsoft fornecendo uma plataforma programável que é usada como base para a alternativa de Redmond.

Seguradoras e bancos que já utilizam os serviços de computação em nuvem Azure da norte-americana já podem testar a blockchain com templates prontos para a realização de experimentos. Segundo a Microsoft, o grande atrativo da solução é que ela não exige nenhum sistema ou infraestrutura adicionais.

Fonte: Reuters

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/reuters/2015/11/10/microsoft-lanca-plataforma-blockchain-em-parceria-com-empresa-iniciante.htm

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.