Microsoft lança nova assistente virtual focada nas redes sociais

Por Redação | 24 de Março de 2016 às 10h30

A Microsoft desenvolveu uma nova assistente virtual para os usuários, dessa vez com foco nas redes sociais. Conhecida como Tay, a nova inteligência artificial da companhia possui algumas funções que permitem aos usuários interagir com ela de maneira simples e rápida. No entanto, diferentemente da Cortana, a Tay é apenas um chatbot, ou seja, um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas.

A nova assistente possui três diferentes métodos para se comunicar com os usuários: por meio de texto, jogando games simples (como adivinhar o significado de emoticons) e comentando fotos enviadas para ela. A Tay foi desenvolvida pela equipe de pesquisa da Microsoft em conjunto com o Bing. Para a empresa, este é um teste que faz parte de várias outras pesquisas relacionadas às linguagens existentes.

No Twitter, a Tay (@TayandYou) possui até agora cerca de 26 mil seguidores e já enviou mais de 96 mil mensagens respondendo a perguntas e declarações dos usuários. O interessante é que as respostas são dadas de maneira impressionantemente rápidas. A assistente também possui uma conta no Snapchat (TayStories) para interagir com os usuários, além de um perfil no Instagram e no Facebook.

Tay

A Tay funciona apenas em inglês e utiliza dados disponibilizados publicamente. "Dados públicos que têm se tornado anônimos são a fonte primária de dados da Tay. Esses dados foram modelados, limpos e filtrados pela equipe de desenvolvimento da Tay", explicou a Microsoft.

Projetos como a Tay, que são capazes de se comunicar de forma natural com os usuários é um desafio importante para os algoritmos de aprendizagem. Os resultados obtidos com estes sistemas e mecanismos são relevantes para outros produtos que utilizam a inteligência artificial e a computação cognitiva.

Via Wired

Fonte: http://pplware.sapo.pt/internet/microsoft-nova-assistente-virtual-tay/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.