Microsoft lança ferramenta gratuita para video conferências

Por Redação | 05 de Julho de 2016 às 17h25

Solidificando cada vez mais seu foco junto ao segmento corporativo, a Microsoft está lançando nesta terça-feira (05) o Skype Meetings, uma ferramenta gratuita para video conferências. Como o nome já indica, a tecnologia é baseada no popular aplicativo de mensagens, mas inclui opções dedicadas para quem deseja fazer apresentações de forma mais direta.

O sistema permite que uma URL seja gerada, facilitando a entrada dos convidados na conferência. Enquanto isso, o apresentador, e hospedeiro do papo, conta com funções como integração do PowerPoint, para exibir slides, mensagens instantâneas com os participantes e compartilhamento de tela, além de poder transformar o mouse em um apontador laser ou fazer anotações diretamente sobre o que está sendo exibido.

Apesar o responsável pela conferência precisa estar diante do computador, enquanto todos os outros podem utilizar o celular, tablet e outros dispositivos para participarem da conferência. Ele também pode “mutar” a plateia caso esteja efetivamente fazendo uma apresentação, e não uma conferência, de forma a garantir o fluxo de pensamento e o andamento correto da fala.

Divulgado como gratuito, entretanto, o Skype Meetings em suas restrições. A ferramenta pode, sim, ser usada de graça para conferências de até 10 participantes, mas somente pelos primeiros 60 dias. Depois desse prazo, ele permanece com esse caráter, mas limita a participação a três usuários. Para utilizar o sistema com mais gente, a Microsoft cobrará uma licença de US$ 2,40 (cerca de R$ 8) por “vaga” adicional.

Por enquanto, porém, o Skype Meetings está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos. Ele pode ser utilizado mesmo por quem não possui a assinatura corporativa do mensageiro ou do Office 365, mas quando integrado à primeira plataforma, possui funções adicionais, além de isentar o usuário de pagamento pelas vagas adicionais na conferência.

Fonte: Microsoft

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.