Microsoft lança aplicativo de email para respostas rápidas

Por Redação | 22 de Julho de 2015 às 15h06

Apesar da popularização cada vez maior de softwares de mensagens instantâneas, o email ainda continua sendo uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas da internet, principalmente em ambiente corporativo. Criar uma ponte entre esses dois mundos, então, parece ser a intenção do Send, um novo aplicativo lançado nesta quarta-feira (22) pela Microsoft.

A ideia, aqui, não é de forma alguma substituir o Outlook ou outros clientes padrão de email, já que eles apresentam mais funções e têm uma aplicação muito maior. Pelo contrário, o propósito é oferecer uma solução leve, rápida e versátil para quem quer enviar mensagens rápidas, seja com um pequeno aviso ou para informar aos contatos sobre um atraso, por exemplo.

Ligado à conta no Outlook, o Send foca apenas naquilo que realmente importa – o texto das mensagens. Com um visual semelhante ao do Skype, o usuário pode acessar rapidamente os contatos mais recentes, que aparecem com avatares e cores diferentes, e visualizar o histórico de mensagens sem elementos como assinaturas ou campos de assunto. A partir daí, pode escrever e enviar emails de maneira rápida.

Microsoft Send

Para reforçar ainda mais a ideia de que se trata de uma extensão, e não um substituto para o email, o Send traz ainda uma segunda característica. Apenas usuários do Outlook e do próprio aplicativo verão as mensagens enviadas por meio dele, já que a ideia, também, é não desviar o rumo da comunicação original, e sim adicionar informações de contexto, que podem não ser importantes para o panorama geral, mas essenciais em um determinado momento.

A proposta pode parecer esquisita, assim como a ideia de, apesar de ser um software da Microsoft, o Send estar disponível apenas para iOS. Na verdade, este é um projeto do Garage, o laboratório de inovações da empresa de Redmond, que trabalha com ideias diferentes e tem certa liberdade para lançar aplicações que, mais tarde, podem ou não serem integradas ao rol de ferramentas padrão da Microsoft.

Por enquanto, o Send funciona apenas com usuários de contas Office 365, e apenas para quem tem perfis corporativos ou estudantis na plataforma. A ideia é testar o funcionamento da solução com esse grupo um pouco mais restrito de usuários e, se tudo der certo, abrir as portas para mais gente nos próximos meses. A chegada ao Windows Phone e Android também deve acontecer em breve.

Fontes: Microsoft Garage, VentureBeat

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.