Microsoft lança o Pix, seu app de câmera para iOS

Por Redação | 27.07.2016 às 11:04
photo_camera Divulgação

Um novo aplicativo da Microsoft acaba de chegar ao iOS e promete dar mais qualidade às fotos tiradas com diversas pessoas em um mesmo quadro. O Pix faz isso por meio de inteligência artificial, registrando diversos frames de uma mesma imagem e analisando-os de forma instantânea, unindo os melhores e compartilhando os resultados com o usuário para a escolha final.

O sistema também é capaz de melhorar a qualidade de registros feitos com pouca luz ou em movimento, por exemplo, fazendo as configurações avançadas da câmera de forma automática. A remoção de granulados em fotos mais escuras ou o aumento no brilho são feitos de maneira automática e instantânea, e, claro, também podem ser mexidos posteriormente pelo próprio usuário.

O software gratuito também é capaz de detectar quando os quadros capturados são bastante semelhantes e, nesse caso, criar uma “live photo” do momento – trata-se de uma espécie de GIF animado, que registra os momentos anteriores e posteriores à imagem em si. O Pix também possui funções de estabilização de vídeos e criação de clipes em time-lapse, tanto a partir de fotos quanto de cenas em movimento.

De acordo com a Microsoft, o desenvolvimento do Pix ainda está em andamento, apesar de um aplicativo funcional já estar disponível, mas a inteligência artificial por trás dele ainda está “aprendendo”. Por isso, em uma característica que pode incomodar alguns usuários, o aplicativo envia de volta dados de telemetria anônimos, como quais imagens foram escolhidas como as melhores e porque as outras foram deletadas. Apesar de os responsáveis terem acesso às fotos, eles não saberão a quem elas pertencem.

Tudo isso, aponta a empresa, serve para melhorar cada vez mais os algoritmos de detecção e melhoria. O grande desafio, aqui, é ter uma noção geral do que, efetivamente, faz uma foto ser boa aos olhos dos usuários e, ao entender isso, entregar aquilo que eles procuram de uma forma mais rápida.

O Pix, por enquanto, está disponível apenas para iOS, funcionando do iPhone 5s em diante, mas a Microsoft promete o lançamento de uma versão Android para breve. Entretanto, essa é mais uma daquelas situações em que o Windows Phone fica de fora, já que não existe previsão de chegada ao sistema operacional nem integração de suas funções ao app de câmera padrão da plataforma.

Fonte: Engadget