Microsoft irá descontinuar RoboVM, tecnologia de compilação Java-para-Mobile

Por Redação | 15 de Abril de 2016 às 19h09

Apenas seis meses após sua compra, o RoboVM será descontinuado pela Microsoft, informou o CEO da marca, Henric Muller, nesta sexta-feira (15).

O RoboVM era uma tecnologia de compilação Java-para-Mobile adquirida pela Microsoft juntamente com a Xamarin, companhia de criação de apps e antiga dona do RoboVM. Na época da sua compra, a Microsoft acreditava que o RoboVM era ferramenta com potencial de crescimento para desenvolvedores que gostariam de levar ao iOS e Android seus sistemas e aplicativos criados em JavaScript.

Ao utilizar um compilador AoT ("à frente do tempo", em tradução livre da sigla), o RoboVM era capaz de "burlar" a restrição dos aplicativos da Apple que não têm permissão para utilizar compiladores JIT ("bem na hora", em tradução) como os usados pela linguagem Java.

Para os desenvolvedores órfãos do RoboVM, a Xamarin está oferecendo inscrições gratuita para duas aplicações da companhia: Xamarin Test Cloud e HockeyApp. Muller também indicou como substitutos para a tecnologia o C# da Xamarin e SDKs de Java alternativos, como o Intel Multi-OS Engine ou OpenJDK Mobile Project, embora nenhum dos dois sistemas esteja pronto para uso no momento.

As inscrições atuais do RoboVM continuarão funcionando até 30 de abril de 2017.

Via The Register