Microsoft irá descontinuar RoboVM, tecnologia de compilação Java-para-Mobile

Por Redação | 15 de Abril de 2016 às 19h09
Tudo sobre

Microsoft

Apenas seis meses após sua compra, o RoboVM será descontinuado pela Microsoft, informou o CEO da marca, Henric Muller, nesta sexta-feira (15).

O RoboVM era uma tecnologia de compilação Java-para-Mobile adquirida pela Microsoft juntamente com a Xamarin, companhia de criação de apps e antiga dona do RoboVM. Na época da sua compra, a Microsoft acreditava que o RoboVM era ferramenta com potencial de crescimento para desenvolvedores que gostariam de levar ao iOS e Android seus sistemas e aplicativos criados em JavaScript.

Ao utilizar um compilador AoT ("à frente do tempo", em tradução livre da sigla), o RoboVM era capaz de "burlar" a restrição dos aplicativos da Apple que não têm permissão para utilizar compiladores JIT ("bem na hora", em tradução) como os usados pela linguagem Java.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Para os desenvolvedores órfãos do RoboVM, a Xamarin está oferecendo inscrições gratuita para duas aplicações da companhia: Xamarin Test Cloud e HockeyApp. Muller também indicou como substitutos para a tecnologia o C# da Xamarin e SDKs de Java alternativos, como o Intel Multi-OS Engine ou OpenJDK Mobile Project, embora nenhum dos dois sistemas esteja pronto para uso no momento.

As inscrições atuais do RoboVM continuarão funcionando até 30 de abril de 2017.

Fonte: The Register

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.