Microsoft investe para criar primeiro computador quântico

Por Redação | 22 de Novembro de 2016 às 16h33

Muitas empresas já estão avaliando o potencial e possíveis investimentos na área de computação quântica. A Microsoft, por sua vez, já está fazendo movimentos nesta direção, investindo na criação de um computador quântico capaz de ser usado em aplicações atuais.

Em seu blog oficial, a empresa de Redmond deu mais detalhes sobre o desenvolvimento de um computador quântico escalável, que inclusive já poderia estar mais próximo da prática do que se imagina.

"Estamos em um ponto que estamos prontos para ir da pesquisa para a engenharia", afirmou o executivo Todd Holmdahl, que já tem experiência em levar projetos arrojados da Microsoft para a prática - como por exemplo o Kinect e o Hololens.

Para reforçar o projeto, a Microsoft terá em sua equipe dois pesquisadores de ponta no campo da computação quântica: Charles Marcus, diretor do Centro de Dispositivos Quânticos na Dinamarca, e Leo Kouwenhoven, professor holandês e fundador da QuTech, um dos mais respeitados centros de pesquisa quântica do mundo.

Os dois pesquisadores já estavam trabalhando em parceria com a Microsoft há algum tempo, mas agora com o investimento extra da companhia, eles levarão seus times para dentro da empresa norte-americana para continuar seus estudos e desenvolver formas de tornar um computador quântico realidade.

Mesmo assim, os obstáculos serão grandes. Para criar poder de processamento, o hardware exigirá ambientes extremamente frios e estáticos para evitar influências externas capazes de interromper o processamento.

Entretanto, caso o plano se concretize, o salto de capacidade de processamento é dramático, podendo auxiliar na pesquisa em saúde e científica em formas inéditas.

“Há uma grande oportuniade de aplicar estes computadores para coisas que eu chamo de ciência material de sistemas físicos. Muitos destes problemas são intratáveis em um computador clássico, mas em um computador quântico eles serão tratáveis em um tempo razoável", explicou Holmdahl.

Fonte: <a href="http://www.nytimes.com/2016/11/21/technology/microsoft-spends-big-to-build-quantum-computer.html?utm_source=affiliate&utm_medium=ls&utm_campaign=hL3Qp0zRBOc&utm_content=355861&utm_term=1&siteID=hL3Qp0zRBOc-yRgUoYAG40fdyF

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.