Microsoft inaugura nova loja de aplicativos no Android

Por Redação | 19 de Dezembro de 2015 às 13h00

Sim, é isso mesmo que você leu. Dando continuidade aos seus planos de fincar os pés no sistema operacional concorrente, a Microsoft lançou uma nova loja de aplicativos para o Android.

Batizada simplesmente de Microsoft Apps, a lojinha já pode ser baixada pelos usuários do robô verde diretamente da Play Store. O problema é que muita gente pode se decepcionar com o que vê quando abre a tal loja. Na verdade, ela não passa de uma lista com todos os aplicativos de Redmond já lançados para o sistema do Google.

Embora já seja possível visualizar comentários furiosos e avaliações negativas na página do aplicativo, é impossível negar os esforços da casa do Windows na sua missão de trabalhar em múltiplas plataformas. Tudo bem que por enquanto a "loja" sirva apenas como um grande filtro cuja função é apenas listar os apps da marca, mas como o Business Insider nota, esse pode ser o primeiro passo para algo muito maior que está por vir.

Inicialmente, loja de apps da Microsoft pode até se tratar apenas de um filtro que lista os apps da marca na Play Store. Contudo, esse pode ser um importante passo para a empresa fincar seus pés no ecossistema mobile do Google

Inicialmente, loja de apps da Microsoft pode até se tratar apenas de um filtro que lista os apps da marca na Play Store. Contudo, esse pode ser um importante passo para a empresa fincar seus pés no ecossistema mobile do Google (Imagem: Reprodução)

Foi assim que a Amazon começou em 2011. Naquela época, a Amazon App Store foi lançada como um tímido rival do falecido Android Market. Contudo, no fim daquele ano, mais especificamente em novembro, a varejista anunciou seu primeiro tablet, o Kindle Fire, que funcionaria exclusivamente com a tímida loja lançada meses atrás.

Muitos podem alegar que é difícil a Microsoft seguir os passos de sua conterrânea e fazer algo tão drástico assim, principalmente se lembrarmos que ela está totalmente comprometida com o Windows 10 Mobile e a linha Lumia de smartphones. Entretanto, basta conferir quantos aplicativos a corporação já colocou à disposição do público na Play Store para ter uma noção do que ela vem aprontando nos últimos tempos.

Portanto, não será surpresa alguma vermos uma investida de maior magnitude da Microsoft no Android no futuro. Quem sabe um dispositivo da marca rodando Cyanogen que só aceitará instalações feitas a partir da Microsoft Apps? É algo que parece distante, mas que na verdade já está sendo feito por baixo dos panos.

Fonte: TechCrunch via Business Insider

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.