Microsoft fecha parceria com o Baidu na China para promover o Windows 10

Por Redação | 24.09.2015 às 12:15

A Microsoft anunciou nesta semana que fechou uma ótima parceria com a gigante chinesa Baidu. O principal objetivo da empresa americana por trás do acordo é impulsionar o Windows 10 na China. A parceria também deve render bons frutos para a companhia oriental. O site baidu.com será a página inicial padrão do navegador Microsoft Edge no mercado chinês, além de ser o pesquisador padrão para os usuários do país.

Os mais de 600 milhões de usuários do Baidu encontrarão uma maneira fácil de atualizar seus computadores para o novo sistema operacional da Microsoft. Os chineses serão capazes de atualizar para a versão oficial do Windows 10 através do "Windows 10 Express", canal de distribuição do Baidu. A Microsoft diz já contar com 10 milhões de usuários de seu novo sistema operacional na China. No entanto, muitos ainda utilizam as versões antigas do sistema ou versões piratas.

Para mudar isso, a empresa tentou alguns métodos para atrair esses usuários a utilizarem o Windows 10. No início deste ano, a Microsoft ofereceu ao chineses que usavam o sistema pirata a oportunidade de atualizarem para o Windows 10 sem nenhum custo. Tal ação foi descrita pela própria Microsoft como um movimento projetado para reengajar os usuários no país.

O acordo significa que a Microsoft estará renunciando o uso do Bing como pesquisa padrão para o Edge na China, mas é um indicativo da estratégia da empresa no mercado oriental. A empresa americana tem parcerias negociadas com grandes empresas na China, como Tencent, Lenovo e Xiaomi. O acordo com o Baidu mostra o quanto o mercado chinês é importante para a Microsoft, principalmente para o seu novo produto, o Windows 10.

Via The Verge

Fonte: http://www.theverge.com/2015/9/23/9389155/microsoft-baidu-partnership-windows-10-china