Microsoft está utilizando Minecraft para treinar inteligência artificial

Por Redação | 15.03.2016 às 11:20

Em 2014, a Microsoft anunciou a aquisição da Mojang por US$ 2,5 bilhões e passou a ser a desenvolvedora de vários produtos da companhia, incluindo o popular Minecraft. Uma das maneiras que a gigante do software está utilizando para aproveitar essa aquisição é treinar seu sistema de inteligência artificial.

Por meio de uma plataforma chamada AIX, um agente de inteligência artificial é treinado a cumprir objetivos e aprender a realizar tarefas dentro do universo Minecraft. O objetivo, segundo a empresa de Redmond, é fazer com que a IA tenha capacidade de aprender com o próprio ambiente ao seu redor e tomar decisões sensatas e precisas.

Assim, o sistema treinado pela casa do Windows precisa descobrir durante os desafios como completar determinada tarefa e resolver problemas que aparecem durante o jogo - tudo isso sem que um algoritmo específico tenha sido desenvolvido para que ele consiga cumprir a tarefa. O principal objetivo é que a inteligência artificial consiga desenvolver sua capacidade de aprender e não de simplesmente realizar as tarefas propostas.

A equipe de treinamento está utilizando o Minecraft porque acredita ser um dos jogos mais simples para o projeto e oferece muito mais oportunidades e flexibilidade para que os agentes de inteligência artificial possam aprender. O game também permite que os pesquisadores possam colaborar em experiências mais complexas dentro do mundo virtual.

A plataforma AIX, desenvolvida por Katja Hoffman no laboratório de desenvolvimento da Microsoft em Cambridge, tem sido testada pela empresa com um pequeno grupo de usuários há algum tempo e deve ser disponibilizada gratuitamente ainda neste ano para todo o público.

Fonte: Microsoft

Fonte: http://thenextweb.com/microsoft/2016/03/14/microsoft-open-sourcing-platform-training-ai-minecraft/