Microsoft está trabalhando em projeto que transforma smartphone em scanner 3D

Por Redação | 25 de Agosto de 2015 às 13h20
photo_camera Foto: Reprodução

Um novo projeto da Microsoft Research está desenvolvendo uma forma para que os usuários possam criar imagens em 3D, de alta qualidade e em tempo real, usando apenas um smartphone comum. A ideia promete ser prática e rápida, e exige apenas um pequeno esforço semelhante ao de tirar fotos ou gravar vídeos comuns.

Peter Ondruska, da Universidade de Oxford, diz que a iniciativa permite fornecer de forma eficaz algo semelhante a uma imagem, mas sendo um objeto 3D completo. Ele ainda comenta que trabalhou no projeto quando ainda era um estagiário na Microsoft Research.

Batizado de MobileFusion, o sistema deve ser ainda melhor do que outros métodos de digitalização 3D com um dispositivo móvel, pois não precisa da ajuda de um hardware extra e nem de conexão à internet para funcionar.

De acordo com Pushmeet Kohli, cientista do Microsoft Research, "tudo acontece no próprio smartphone". Os scans são de alta qualidade, o suficiente para serem usados em impressões 3D e jogos de realidade aumentada.

Shahram Izadi, principal pesquisador do projeto, diz que consegue imaginar as pessoas utilizando a ferramenta para gravar qualquer coisa em 3D, como fotos de viagens, por exemplo, compartilhando com amigos e família. Ele também afirma que os usuários poderão utilizar o serviço para vender itens online, mostrando com mais detalhes os produtos.

Kohli e Izadi comentam que já trabalharam em um projeto semelhante, o Kinect Fusion, que permite a construção de modelos 3D de suas casas e escritórios. Porém, ele dependia de um computador e outros dispositivos para funcionar.

Os pesquisadores estão desenvolvendo um algoritmo para permitir que a câmera funcione como um scanner 3D, graças a uma técnica que tira várias imagens, semelhante ao funcionamento do olho humano.

Além disso, está sendo trabalhado para que o serviço funcione em todos os dispositivos móveis, incluindo Android, iPhone e Windows Phone.

O MobileFusion vai ser apresentado no início de outubro, no Simpósio Internacional de Realidade Mista e Aumentada que acontece em Fukuoka, no Japão.

Fonte: Microsoft Research

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.