Siga o @canaltech no instagram

Microsoft está trabalhando em projeto que transforma smartphone em scanner 3D

Por Redação | 25 de Agosto de 2015 às 13h20
Foto: Reprodução
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Um novo projeto da Microsoft Research está desenvolvendo uma forma para que os usuários possam criar imagens em 3D, de alta qualidade e em tempo real, usando apenas um smartphone comum. A ideia promete ser prática e rápida, e exige apenas um pequeno esforço semelhante ao de tirar fotos ou gravar vídeos comuns.

Peter Ondruska, da Universidade de Oxford, diz que a iniciativa permite fornecer de forma eficaz algo semelhante a uma imagem, mas sendo um objeto 3D completo. Ele ainda comenta que trabalhou no projeto quando ainda era um estagiário na Microsoft Research.

Batizado de MobileFusion, o sistema deve ser ainda melhor do que outros métodos de digitalização 3D com um dispositivo móvel, pois não precisa da ajuda de um hardware extra e nem de conexão à internet para funcionar.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

De acordo com Pushmeet Kohli, cientista do Microsoft Research, "tudo acontece no próprio smartphone". Os scans são de alta qualidade, o suficiente para serem usados em impressões 3D e jogos de realidade aumentada.

Shahram Izadi, principal pesquisador do projeto, diz que consegue imaginar as pessoas utilizando a ferramenta para gravar qualquer coisa em 3D, como fotos de viagens, por exemplo, compartilhando com amigos e família. Ele também afirma que os usuários poderão utilizar o serviço para vender itens online, mostrando com mais detalhes os produtos.

Kohli e Izadi comentam que já trabalharam em um projeto semelhante, o Kinect Fusion, que permite a construção de modelos 3D de suas casas e escritórios. Porém, ele dependia de um computador e outros dispositivos para funcionar.

Os pesquisadores estão desenvolvendo um algoritmo para permitir que a câmera funcione como um scanner 3D, graças a uma técnica que tira várias imagens, semelhante ao funcionamento do olho humano.

Além disso, está sendo trabalhado para que o serviço funcione em todos os dispositivos móveis, incluindo Android, iPhone e Windows Phone.

O MobileFusion vai ser apresentado no início de outubro, no Simpósio Internacional de Realidade Mista e Aumentada que acontece em Fukuoka, no Japão.

Fonte: Microsoft Research

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.