Microsoft está testando conceito para levar Cortana aos automóveis

Por Redação | 17 de Setembro de 2015 às 08h37

No ano passado, durante a Build 2014, a Microsoft revelou um conceito do Windows para automóveis. No experimento, o sistema operacional da Microsoft era responsável pelas execuções de entretenimento, informações e ações do carro. Ao receber uma ligação, por exemplo, a tela do smartphone seria espelhada automaticamente no computador de bordo do veículo.

A Microsoft também havia dito que muitas funções poderiam ser feitas pelo recurso de reconhecimento de voz. Essa funcionalidade está se tornando mais clara agora, visto que a empresa confirmou que está trabalhando com uma versão da assistente Cortana para automóveis. A confirmação foi realizada por Samuel Shen, diretor operacional da Microsoft na Ásia, durante o evento TechDays em Taiwan.

Diferentemente dos concorrentes Google Android Auto e Apple CarPlay, a intenção da Microsoft é colocar a Cortana no para-brisas do carro, levando a experiência a um outro nível. O conceito parece similar a experiência de realidade aumentada, ao invés de ser integrada apenas ao computador de bordo.

Com a Cortana integrada ao software do veículo, o motorista teria apenas que ditar os comandos para que a assistente pudesse executar a tarefa solicitada. A Cortana poderia realizar uma ligação, trocar a música, enviar um e-mail, fazer reserva em um restaurante, mostrar a previsão do tempo e diversas outras tarefas.

O projeto ainda está em fase de testes e o conceito está sendo testado em um protótipo. Apesar de ser uma ótima solução para os veículos modernos, não existe garantia de que ele realmente chegue a indústria automotiva, visto que os custos de implementação e desenvolvimento são consideravelmente altos. A Microsoft, no entanto, afirmou que está em negociação com parceiros em Taiwan para tornar o conceito uma realidade.

É importante lembrar que a empresa já oferece produtos tecnológicos a fabricantes como Kia, Nissan, BMW, Fiat e Ford.

A implementação da Cortana nos automóveis, além dos dispositivos equipados com Windows, deverá trazer grande destaque aos serviços da Microsoft, em especial ao Bing, que busca aumentar sua participação no mercado de buscas dominado pelo Google.

Fonte: Taipei Times

Fonte: http://www.theverge.com/2015/9/16/9336205/microsoft-windows-in-the-car-cortana-concept

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.