Microsoft está desenvolvendo concorrente do Google Assistant

Por Redação | 20 de Maio de 2016 às 09h58

A Microsoft está desenvolvendo uma nova assistente pessoal que pode fazer concorrência direta ao recém-anunciado Google Assistant. Um anúncio para uma vaga de emprego de engenheiro revela que a empresa pretende criar um bot capaz de se comunicar através de diferentes plataformas, incluindo Skype, Messenger, SMS, WhatsApp e Telegram.

O novo projeto da Microsoft está sendo chamado de Bing Concierge Bot e, segundo a descrição da vaga, realizará "o que um assistente humano faria", executando algumas tarefas no lugar do usuário. A comunicação entre o usuário e a assistência seria feita através de uma linguagem natural, tanto para o usuário que fala, quanto para a assistente que responde. O Bing Concierge Bot também poderá executar tarefas para o usuário, conectando-se automaticamente a prestadores de serviços. Por exemplo, ao solicitar para a assistente fazer uma reserva em um restaurante italiano, a assistente responderá em seguida "para quantas pessoas?" e irá confirmar a reserva e o restaurante que o usuário escolheu.

Da mesma maneira que o motor de busca do Google está por trás alimentando o Google Assistant, o Bing será o responsável por trazer as informações para o Bing Concierge Bot. A equipe do buscador tem ajudado a desenvolver uma série de serviços cognitivos e interfaces de aplicativos que estão sendo disponibilizados em projetos de bots de Redmond. Alguns desses serviços incluem uma interface de programação de conhecimento acadêmico, pesquisa interativa de dados estruturados, pesquisa de imagens e notícias e o Microsoft Tradutor.

Devido ao seu forte envolvimento no setor corporativo, a Microsoft também tem desenvolvido soluções para empresas e instituições, permitindo que os funcionários possam utilizar bots para desempenhar tarefas cotidianas, como guardar recados, lembrar de compromissos ou executar algumas tarefas simples.

O projeto do Bing Concierge Bot tem utilizado grande parte do feedback obtido em pesquisas realizadas com o Bing e a Cortana sobre o comportamento dos usuários, levantando dados sobre consultas nas áreas de esportes, política, entretenimento e várias outras. Como o projeto ainda está em desenvolvimento, ainda não há nenhuma previsão sobre quando o Bing Concierge Bot chegará ao público.

Via ZDNet

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.