Microsoft desenvolve software que ajuda na criação de animações à mão

Por Redação | 21.10.2015 às 08:53 - atualizado em 21.10.2015 às 12:06

Pesquisadores do Microsoft Research trabalharam em parceria com a Universidade de Hong Kong e a Universidade de Tóquio para desenvolver uma nova tecnologia capaz de autocompletar desenhos animados feitos à mão.

Apresentada na conferência anual Siggraph Asia, que conta com a participação de milhares de profissionais de computação gráfica de todo o mundo, a novidade foi demonstrada por meio de um vídeo ilustrativo.

Em uma das demonstrações, podemos ver uma pessoa desenhando uma carpa e, em seguida, basta que ela desenhe uma única linha do próximo quadro da animação para que o software sugira um esqueleto baseado na imagem anterior.

O software também possui outros truques, como a possibilidade do usuário começar a preencher um padrão e a própria tecnologia sugerir sua sequência, além da opção de duplicar um quadro em todo o trabalho.

A Microsoft não é a única empresa a atuar nesta área, uma vez que a Autodesk já possui o Draco, que permite animar até mesmo imagens com elementos de movimento rápido. A Adobe também consegue criar modelos 3D a partir de imagens 2D e a Disney tem usado uma tecnologia semiautomatizada chamada Meander para preencher quadros de animação desde o premiado curta Paperman.

Neste sentido, o Microsoft Research criou apenas mais uma forma de automatizar o processo tradicional de animação, transformando o trabalho humano em trabalho computacional.

Mas o que é mais interessante em relação à demonstração apresentada na conferência não é apenas a capacidade do software de prever ou sugerir esboços, mas também sua capacidade de reformular suas sugestões em tempo real conforme o usuário desenha – e ele faz isto sem a necessidade de uma interface complicada, como pontos de ancoragem ou marcadores de quadros-chave. Em vez disto, a empresa optou por um menu rápido que parece perfeito para tablets.

GIF

Via FastCo Design