Microsoft desenvolve fone de ouvido com áudio 3D para deficientes visuais

Por Redação | 27 de Novembro de 2015 às 11h21

A Microsoft vem trabalhando há mais de dois anos em um ambicioso projeto chamado Cities Unlocked, que pretende ajudar deficientes visuais a andarem pelas ruas das cidades por conta própria utilizando o GPS do smartphone e tecnologia avançada.

Os testes da segunda fase do projeto revelam que a companhia desenvolveu um eficiente sistema de áudio capaz de orientar os usuários para ajudá-los a entender exatamente onde eles estão em relação à locais populares e monumentos da cidade. Para isso, a empresa está trabalhando em conjunto com a GN Store Nord para desenvolver fones de ouvidos especiais que incluem acelerômetro, giroscópio, bússola e alto-falantes dispostos em diferentes partes do dispositivo para dar a impressão exata ao usuário de onde o som está vindo.

O fone de ouvido acompanha um controle remoto com conexão Bluetooth para auxiliar nas funções do dispositivo. Ao clicar no botão "orientação", por exemplo, é possível que o deficiente visual saiba onde ele está exatamente. Como parte do sistema de orientação, a Microsoft desenvolveu o aplicativo Soundscape, que utiliza o GPS para descobrir a localização e informá-la de maneira sonora o deficiente visual.

No entanto, quando se está dentro de locais fechados, como em casa, por exemplo, o sistema pode ficar confuso e não fornecer informações corretas. Como o projeto Cities Unlocked está em desenvolvimento, é provável que a Microsoft encontre uma maneira de contornar esse problema. Aliás, o projeto está longe de se tornar uma realidade, visto que ainda se encontra em fase inicial de teste.

Fonte: The Telegraph

Fonte: http://thenextweb.com/microsoft/2015/11/27/microsofts-new-3d-audio-tech-helps-the-visually-impaired-get-around-cities-independently/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.