Microsoft deixará governos analisarem códigos-fonte para combater espionagem

Por Redação | 05 de Junho de 2015 às 11h29

A Microsoft anunciou que abriu um escritório especial em Bruxelas, na Bélgica, voltado para as autoridades europeias. Neste espaço, os governos do continente poderão analisar a fundo os códigos-fonte da Microsoft em busca de que qualquer backdoor que possa permitir que agências de espionagem de outros países interceptem informações.

Em seu blog, a Microsoft postou imagens do "Centro de Transparência: Bruxelas", que irá apoiar um "elevado nível de cooperação" com os governos europeus, que por diversas vezes são suspeitos de serem vítimas de vigilância online por parte da NSA, dos Estados Unidos.

Centro de Transparência: Bruxelas

A empresa ainda explica que um backdoor se trata de um recurso utilizado por diversos malwares para garantir algum acesso remoto ao sistema, podendo colher informações sem que os usuários saibam. Tal método é bastante utilizado para obter informações confidenciais. Ao que tudo indica, a Microsoft está tão confiante de não haver nenhum backdoor em seus produtos, que garantirá às autoridades acesso ao seu valioso código-fonte.

O novo escritório foi propositalmente construído para permitir que investigadores europeus o utilizem em busca de qualquer software espião nos produtos da Microsoft. A empresa americana já tem um Centro de Transparência em Washington, EUA, mas este é o primeiro a ser aberto na Europa.

Centro de Transparência: Bruxelas

De acordo com a Microsoft, o escritório é um ambiente bastante seguro e os governos europeus terão permissão de utilizar ferramentas de análise para averiguarem o código-fonte do Windows 8.1, Windows 7, Windows Vista, Microsoft Office, Windows Server Lync, SharePoint 2010 e as versões do Windows Embedded.

Via Business Insider e Blog Microsoft

Fonte: http://www.businessinsider.com/microsoft-opens-transparency-center-in-brussels-for-looking-at-source-code-2015-6https://blogs.microsoft.com/eupolicy/2015/06/03/microsoft-transparency-center-opens-in-brussels/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.