Microsoft começará a usar Silicon Photonics da Intel nos centros de dados Azure

Por Redação | 17.08.2016 às 20:52
photo_camera Reprodução/MS Power User

E a Microsoft anda fazendo experimentos com seu centros de dados Azure. No segundo dia do Intel Developer Forum 2016, a vice-presidente executiva da Intel, Diane Bryant, anunciou que a linha de produtos Silicon Photonics ("fotônicos de silício", em tradução livre), um novo tipo de transmissor de dados via luz, está disponível no mercado. Os fotônicos de silício combinam um circuito integrado com um semicondutor de laser para que dados possam ser enviados e recebidos por meio de feixes de luz.

Segundo o anúncio da GM, o produto já está em processo de adoção nos centros de dados Azure da Microsoft, uma das primeiras empresas a adotar a tecnologia. Os módulos PSM4 dos fotônicos de silício serão implantados nos centros de dados Microsoft Azure para conectividade ponto a ponto, oferecendo velocidade de transferência de dados superiores à 100 GBs.

No momento, o Silicion Photonic já está em fase de produção em larga escala e chegará ao mercado com transmissores óticos com capacidade de 100 GBs. O produto terá duas versões: 100G PSM4 e 100G CWDM4.

Via: MS Power User