Microsoft cancela projeto de fábrica em Manaus e reverá investimentos no Brasil

Por Redação | 05 de Outubro de 2015 às 14h22

A multinacional americana Microsoft anunciou que irá desistir do projeto que consiste na preparação de uma fábrica da Nokia em Manaus (AM) para a produção do videogame Xbox. A decisão é divulgada menos de um ano após anunciar um investimento de US$ 52,1 milhões na construção do local. Com o cancelamento, a empresa reassumiu o contrato de terceirização com a Flextronics, que assume, em janeiro de 2016, a fabricação do console e dos smartphones da Microsoft.

A Microsoft também está desmobilizando o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), antigo Instituto Nokia, como consequência da desistência da fábrica própria. Com o fechamento das unidades, haverá demissão de especialistas, como ocorreu em maio no Recife.

Através de um comunicado, a Microsoft informou que as demissões "foram reguladas pela instabilidade do mercado brasileiro e pelo redirecionamento do foco de investimento da empresa". Os funcionários demitidos pertenciam a setores técnicos e às equipes gerencial e de suporte. Mas na época, não era avaliada a possibilidade de fechamento em Manaus.

A empresa americana nega que irá fechar o INDT em Manaus, mas deixa claro que há um processo de "revisão de estratégia". Mas fato é que o INDT cancelou a seleção de novos candidatos em seus cursos de formação, indicando que não haverá criação de novas turmas no próximo ano.

As alterações feitas pela Microsoft ocorrem alguns dias após a vinda do CEO da companhia, Satya Nadella, ao Brasil. O executivo anunciou um compromisso da Microsoft em investir na ampliação do acesso ao ensino de ciências da computação no mundo. A empresa disse que irá investir US$ 75 milhões nos próximos três anos para que ONGs possam prover o ensino a jovens estudantes. O objetivo é beneficiar os jovens através de uma mentalidade computacional e habilidades necessárias de resolução de problemas em um mundo cada vez mais digital.

Via Convergência Digital

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40800&sid=9

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.