Microsoft cancela Project Spark, plataforma de criação de games

Por Redação | 14 de Maio de 2016 às 18h01

A Microsoft anunciou neste sábado (14) que está planejando cancelar o Projetc Spark, famosa ferramenta de criação de jogos lançada gratuitamente pela Microsoft em outubro do ano passado. O projeto já não está mais disponível para download no Xbox One e computadores, e segundo informações o serviço online também será fechado em breve.

Durante a época que o Project Spark ficou disponível como plataforma gratuita de criação de conteúdo, mais de 200 mil criadores de jogos foram reunidos na comunidade da plataforma, com cerca de 400 games criados por dia.

A partir de 12 de agosto, a Microsoft, irá acabar com o serviço online do Project Spark. Os usuários ainda serão capazes de jogar o game após a data, mas eles não terão mais acesso a qualquer conteúdo armazenado na nuvem. Assim, jogadores não poderão baixar e jogar o que outros usuários fizeram upload, e eles também não poderão subir suas próprias criações. Ou seja, será necessário fazer download de todo e qualquer conteúdo desejado para utilização posterior.

Segundo o gerente de comunidade do Spark, Thomas Gratz, a decisão de fechar o projeto foi extremamente difícil e foi motivada principalmente porque vários membros da equipe acabaram indo trabalhar em diferentes projetos no Microsoft Studios, impedindo que a plataforma continuasse oferecendo suporte e atualizações para o Project Spark.

Via: Tech Times