Microsoft anuncia que SQL Server agora irá funcionar também no Linux

Por Redação | 09 de Março de 2016 às 11h30

Parece que definitivamente a concorrência entre Linux e Windows não é mais a mesma. Isso porque a Microsoft não está mais encarando o universo Linux como um concorrente, mas sim como um parceiro para levar seus serviços a um maior número de pessoas e empresas. Em mais um passo nesse sentido, a Microsoft anunciou que sua plataforma de dados, o SQL Server, estará disponível para Linux.

A empresa ainda está trabalhando com os criadores de distribuições do Linux, como a Canonical, para obter o melhor do programa em funcionamento. Parece que o SQL Server para Linux não será lançado antes de meados de 2017, no entanto já existe uma pré-visualização para empresas que querem ver como será o software.

A versão para Linux do SQL Server vai transpor as principais características que os usuários esperam do software de servidor. Isso inclui um serviço Stretch Database, capaz de permitir aos gestores de TI enviarem dados de servidores locais para o armazenamento na nuvem Azure, mantendo-os acessíveis para as aplicações que consultam uma tabela de base de dados específica.

Se você tem acompanhado os últimos anos de atividade da Microsoft, a liberação do software para Linux não é surpresa. A Microsoft tem estado muito mais disposta em apoiar sistemas operacionais concorrentes sob a direção de Satya Nadella, que foi rápido em reconhecer que o Windows não era mais o centro do universo da computação. Por exemplo, o serviço em nuvem Azure funciona muito bem no sistema Linux e muitos dos aplicativos móveis da Microsoft chegam ao Android ou iOS antes mesmo dos smartphones da marca.

Com a possibilidade de utilizar o SQL Server em seus computadores e servidores com sistema Linux, as empresas irão se beneficiar significativamente. Bastou que a Microsoft focasse em dominar o mercado de software em vez de insistir em uma política de exclusividade no Windows para que todos pudessem sair ganhando.

Via Engadget

Fonte: http://www.engadget.com/2016/03/07/microsoft-sql-server-for-linux/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.