Microsoft anuncia que abrirá código do motor do navegador Edge

Por Redação | 07.12.2015 às 11:34

A Microsoft decidiu seguir contribuindo para a comunidade open source e irá disponibilizar parte do código de seu navegador Edge para a comunidade. O objetivo é melhorar o desenvolvimento da tecnologia, que será disponibilizada ao público através da página da empresa no GitHub a partir de janeiro de 2016.

Entre as tecnologias fundamentais do navegador da Microsoft que serão abertas ao público estão os componentes do núcleo, como o ChakraCore, a chave do motor de JavaScript do Edge que estreou no segundo semestre do ano em conjunto com o Windows 10.

O Chakra começou a ser desenvolvido em 2008 e também está presente como tecnologia importante nos aplicativos universais do Windows e alguns serviços como Outlook.com, Azure e a assistente pessoal Cortana. Segundo Redmond, todo os componentes chave do ChakraCore estarão disponíveis no GitHub.

Os desenvolvedores do motor defendem a utilização dele na web moderna, visto trazer benefícios como escalabilidade, confiabilidade e rendimento. O código seria capaz também de se adaptar a novos cenários, como a utilização na nuvem e na Internet das Coisas, entre outras possibilidades.

A Microsoft vem buscando se aproximar da comunidade open source e ser mais transparente no que está fazendo. A expectativa da empresa é que, com a abertura do motor JavaScript do Edge, ela possa fomentar uma colaboração mais profunda da comunidade e obter melhores produtos como resultado. Neste ano, a Microsoft também anunciou que o motor de execução .NET Core e o CoreCLR também se tornariam open source.

Via ArsTechnica

Fonte: http://arstechnica.com/information-technology/2015/12/microsoft-to-open-source-chakra-the-javascript-heart-of-its-edge-browser/