Microsoft anuncia oficialmente o fim do CodePlex

Por Redação | 03.04.2017 às 14:40
photo_camera Divulgação/Microsoft

A Microsoft anunciou na última sexta-feira (31) que vai encerrar as atividades do CodePlex neste ano. Lançada em 2006, a plataforma veio para rivalizar com o GitHub como repositório de códigos de projetos open source, mas perdeu a corrida para o concorrente e mantê-lo ativo ficou sem sentido.

“Quase 11 anos depois de termos criado o CodePlex, chegou a hora de dizer adeus”, escreveu o vice-presidente corporativo da Microsoft Brian Harry em postagem no blog dos desenvolvedores da companhia. “Lançamos o CodePlex em 2006 porque nós, assim como outros na indústria, vimos a necessidade de um ótimo lugar para compartilhar arquivo.”

Contudo, apesar dos esforços e da grande quantidade de projetos hospedados e compartilhados pelo CodePlex, a MS assume que o GitHub, grande rival no setor, “é de fato o lugar para compartilhamento de projetos open source”.

Por isso, a empresa não apenas recomenda a migração dos projetos para a tradicional plataforma como também garante ter feito o mesmo. “De fato, a nossa organização no GitHub tem agora mais de 16 mil de colaboradores — mais do que qualquer outra organização —, e estamos orgulhosos desta parceria estreita com o GitHub para promover o open source”, continua Harry.

Desligando aos poucos

O primeiro passo para o encerramento do CodePlex foi a desativação de novos cadastros. Desde a última sexta-feira (31), quando o anúncio foi feito, não é possível cadastrar novos projetos na plataforma. A partir de outubro de 2017, não será mais possível realizar qualquer alteração em projetos lá armazenados e, finalmente, o CodePlex será totalmente desativado em 15 de dezembro.

Backup e migração

Para quem possui algum projeto lá hospedado, a Microsoft informa que vai oferecer um backup final completo antes de encerrar as atividades do site. Será possível baixar os dados em um arquivo único ou então em um formato transferível, como Markdown e JSON.

Além da ferramenta de backup, o CodePlex vai contar também com uma função para migrar dados até outras plataformas. Graças à parceria da MS com o GitHub, há na página uma função específica para enviar toda a documentação do seu projeto para lá sem nenhum prejuízo.

Outras formas de migração serão implementadas em breve, garante o vice-presidente corporativo da Microsoft. Além disso, quem tem projeto no CodePlex agora pode inserir um banner onde se lê “I’ve moved” (Eu me mudei) na página onde está a sua documentação. Assim, todo mundo que chegar até ali saberá que os arquivos migraram para outra plataforma.

Fonte: Microsoft