Microsoft anuncia novidades e planos para o OneDrive

Por Redação | 12 de Maio de 2015 às 08h41

Desde o início do ano passado, quando foi rebatizado, deixando de utilizar o nome SkyDrive, o serviço de armazenamento em nuvem OneDrive sofre certa pressão de seus concorrentes. Disputando a preferência dos usuários com ferramentas como Dropbox, iCloud e Google Drive, o serviço da Microsoft acabou largando atrasado para competição do gosto do usuário. Para compensar isso, a Microsoft busca diversas soluções para emplacar o OneDrive, tendo chegado a oferecer até armazenamento ilimitado para seus usuários no ano passado.

No início este ano, a empresa anunciou que iria simplificar o funcionamento da plataforma, unificando o serviço sob um único sistema. E, na última semana, divulgou durante sua conferência Ignite todos os recursos que pretende adicionar ao serviço de armazenamento para deixá-lo ainda mais atrativo para os usuários, enfrentando de igual para igual seus concorrentes.

Dentre as novidades anunciadas, alguns recursos chamam a atenção, como o suporte para leitura e edição de arquivos offline, embora nem todos estejam completamente desenvolvidos. De acordo com a Microsoft, o objetivo principal é facilitar o acesso e o compartilhamento de arquivos e por isso está trabalhando em um novo cliente de sincronização para PC e Mac, que será lançado como preview no terceiro trimestre. No mesmo período também será lançado um recurso de leitura offline de arquivos para os sistemas operacionais Android e iOS.

Microsoft OneDrive

Embora busque uma grande integração com o Windows 10, previsto para ser lançado ainda este ano, a Microsoft anunciou que demorará um pouco para que todos os recursos do OneDrive possam ser utilizados no novo sistema operacional: o aplicativo universal da ferramenta para o sistema operacional será lançado apenas no último trimestre de 2015. Embora também conte com o recurso de leitura offline, alguns outros não chegarão ao novo sistema operacional, como a possibilidade dos usuários visualizarem seus conteúdos na nuvem ao invés de terem que adicioná-los ao computador.

Esta repaginação da sincronização já está disponível para o Windows 8.1, mas não chegará ao Windows 10 neste primeiro momento, pois ainda conta com alguns problemas de confiabilidade e uma interface confusa. A previsão é que a versão atualizada — que também permitirá que os usuários customizem sua sincronização com as pastas que desejam ou não fazer backup online — chegará ao mercado após o lançamento do novo Windows.

Após integrar o OneDrive com o Office, permitindo que os usuários compartilhem documentos diretamente através do serviço de armazenamento, a Microsoft também anunciou uma integração maior com o Outlook: previsto para ser lançado ainda no segundo trimestre, o recurso permite o envio de arquivos do OneDrive através da versão mobile do serviço de e-mail. Outros recursos anunciados durante a conferência foram a possibilidade de links compartilháveis para empresas, previsto para o terceiro trimestre deste ano, e o suporte para anotações em PDF nos sistemas iOS e Android, ainda sem previsão de lançamento.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!