Microsoft anuncia nova missão da empresa em carta aos funcionários

Por Redação | 26.06.2015 às 12:19

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, enviou um e-mail para todos os colaboradores da empresa nesta quinta-feira (25) explicando a visão de futuro e a direção para qual a companhia vai avançar de agora em diante. Uma cópia do memorando foi divulgada pelo site Business Insider.

O documento contém uma declaração sobre a nova missão oficial da Microsoft que, por vezes, soa bem estranha. "Nossa missão é capacitar todas as pessoas e todas as organizações do planeta para conseguir mais". Isso é, definitivamente, uma descrição muito vaga. Ao longo dos anos, a missão da gigante dos softwares sempre foi bem clara e focada no hipercrescimento: "Um computador em cada mesa e em cada casa".

Além disso, parte do texto também sugere que mais demissões estão por vir, ou talvez apenas uma reestruturação. "Precisaremos inovar em novas áreas, executar algo que vai contra os nossos planos, fazer algumas escolhas difíceis em áreas onde as coisas não estão funcionando e resolver problemas difíceis de maneira que agreguem valor ao cliente", escreveu Nadella.

O CEO também abordou temas recorrentes desde que assumiu o cargo na Microsoft no início de 2014, como o fato da empresa de Redmond querer que as pessoas escolham o Windows por livre e espontânea vontade, por realmente gostarem do sistema operacional, e não apenas por ser sua única opção viável.

A ideia de trabalho em equipe para alcançar os objetivos da empresa também foi muito citada no memorando. Entre os exemplos citados por Satya está o lançamento do Windows 10, que deve contar com a ajuda de todos os funcionários para difundir o novo sistema operacional entre suas comunidades.

Confira o texto do memorando na íntegra:

Equipe,

Eu acredito que nós podemos fazer coisas mágicas quando nos reunimos com uma missão compartilhada, uma estratégia clara e uma cultura que traz o melhor de nós, individualmente e coletivamente. Na semana passada, eu compartilhei como estamos alinhando nossa estrutura à nossa tecnologia. Hoje, eu quero compartilhar mais sobre o contexto geral e aquilo que une a nossa missão, visão de mundo, estratégia e cultura. É fundamental para nós começar o novo ano fiscal com essa visão compartilhada sobre o que podemos fazer e o que queremos ser.

Missão: Toda grande empresa tem uma missão permanente. Nossa missão é capacitar cada pessoa e cada organização do planeta para conseguir mais. Estou orgulhoso de compartilhar que essa é a nossa nova missão oficial. Essa missão é ambiciosa e está no centro do que os nossos clientes se preocupam profundamente. Nós temos a capacidade única de harmonizar as necessidades de indivíduos e organizações. Isso está no nosso DNA. Nós também nos preocupamos profundamente com tornar as coisas globais e fazer a diferença na vida das pessoas e das organizações em todos os cantos do planeta.

Visão de mundo: Devemos sempre fundamentar nossa missão, tanto no mundo em que vivemos quanto no futuro que nos esforçamos para criar. Hoje, nós vivemos em um mundo liderado pela mobilidade e pela nuvem, e a transformação que estamos implementando em todos os nossos negócios foi projetada para permitir que a Microsoft e nossos clientes prosperem neste mundo. É importante notar que a nossa visão de mundo mobile não se trata apenas da mobilidade dos dispositivos; ela se concentra na mobilidade das experiências que, por sua vez, são orquestradas pela nuvem. É por isso que pensamos nessas duas tendências juntas. O que fazemos com os nossos produtos e modelos de negócios tem que explicar essa transformação fundamental.

Estratégia e ambições: A nossa estratégia é construir as melhores plataformas e serviços de produtividade para um mundo mobile e de computação na nuvem. Nossas plataformas irão harmonizar os interesses dos usuários finais, desenvolvedores e TI melhor do que qualquer outro ecossistema ou plataforma concorrente. Nós vamos realizar a nossa missão e estratégia, investindo em três ambições interligadas e corajosas.

  1. Reinventar processos de produtividade e negócios
  2. Construir uma plataforma de nuvem inteligente
  3. Criar mais computação pessoal

Essas ambições utilizam um único conjunto de ativos que abrangem serviços de produtividade, plataforma de nuvem, plataforma de dispositivos e nossa família de dispositivos. Há um caminho explícito de dependência em como podemos alcançar a "interconexão" entre os vários elementos da nossa estratégia para ganhar impulso.

Em primeiro lugar, vamos reinventar serviços de produtividade para o trabalho digital que abrangem todos os dispositivos. Também vamos estender nossa pegada de experiência por meio da construção de mais experiências de processos de negócios, integrados com a criação de conteúdo e de consumo, comunicação e ferramentas de colaboração. Vamos direcionar nossa escala para os clientes realizarem uma "dupla utilização", oferecendo serviços de produtividade que lhes permitam realizar mais no trabalho e no resto de suas atividades de vida com outras pessoas.

Em segundo lugar, todas essas experiências serão alimentadas por nossa plataforma de nuvem – uma nuvem que oferece aos nossos clientes mais tempo para aumentar seu valor, agilidade e reduzir custos, e as soluções que diferenciam seus negócios. Nós vamos fornecer ainda um poderoso modelo de extensibilidade que é atraente para desenvolvedores e empresas. Isso, por sua vez, permite-nos atrair aplicativos para a nossa plataforma de nuvem e anexar as nossas capacidades diferenciadas, tais como gerenciamento de identidade, gerenciamento de dados, aprendizado de máquina e análise avançada.

Por fim, vamos construir a melhor instanciação dessa visão por meio de nossa plataforma Windows e dos nossos dispositivos, que servirão para encantar nossos clientes, aumentar a distribuição de nossos serviços, a movimentação da nossa margem bruta, permitir fundamentalmente novas categorias de produtos e gerar oportunidades para o ecossistema do Windows de forma mais ampla. Vamos prosseguir com nossa ambição relacionada a jogos como parte dessa visão mais ampla do Windows e aumentar nosso apelo para os consumidores. Vamos reunir a Xbox Live e nossos planos de jogos para PC, consoles, smartphones e novas categorias, como o HoloLens em jogos integrados.

Focar nessas ambições nos permite oferecer alto valor para nossos clientes, proporcionando a capacidade de nos diferenciarmos de nossos concorrentes.

Cultura: Talvez o condutor mais importante para o sucesso seja a cultura. Durante o ano passado, nós nos desafiamos a pensar em nossa principal missão, a nossa alma – o que seria perdido se nós desaparecêssemos. Esse trabalho resultou na missão, estratégia e ambições articulados acima. No entanto, nós também nos perguntamos: que cultura queremos fomentar para atingirmos esses objetivos?

Nós acreditamos fundamentalmente que precisamos de uma cultura fundada em uma mentalidade de crescimento. Ela começa com a crença de que todos podem crescer e se desenvolver; esse potencial é nutrido, não predeterminado; e que qualquer pessoa pode mudar sua mentalidade. A liderança é sobre trazer o melhor das pessoas. Precisamos estar sempre aprendendo e com uma curiosidade insaciável. Precisamos estar dispostos a inclinar-nos para a incerteza, assumir riscos e se mover rapidamente quando cometemos erros, reconhecendo que o fracasso acontece ao longo do caminho para a maestria. E nós precisamos estar abertos para as ideias dos outros, onde o sucesso dos outros não diminui o nosso.

Temos a oportunidade de exercer a nossa mentalidade de crescimento todos os dias em três áreas distintas:

  • Obsessão pelo cliente: Vamos aprender sobre os nossos clientes e seus negócios com uma mente de principiante e depois trazer soluções que atendam às suas necessidades. Continuaremos com o nosso insaciável desejo de aprender a partir do exterior e trazer esse conhecimento para a Microsoft, enquanto ainda inovamos para surpreender e encantar nossos usuários.
  • Diversidade e inclusão: O mundo é diverso. Vamos servir melhor a todos no planeta, representando todos no mundo. Ficaremos abertos para aprender sobre nossos próprios preconceitos e mudar nosso comportamento para que possamos explorar o poder coletivo de todos na Microsoft. Nós não apenas valorizamos as diferenças, nós as convidamos para entrar. E, como resultado, nossas ideias são melhores, nossos produtos são melhores e nossos clientes estão bem servidos.
  • Uma só Microsoft: Somos uma família de indivíduos unidos por uma única missão compartilhada. É a nossa capacidade de trabalhar em equipe que faz com que nossos sonhos sejam críveis e, em última análise, realizáveis. Nós vamos trabalhar nas ideias dos outros e colaborar através das fronteiras para levar o melhor da Microsoft para nossos clientes. Estamos orgulhosos de fazer parte da equipe da Microsoft.

Se fizermos tudo isso, vamos cumprir nossa missão de capacitar cada pessoa e cada organização do planeta. Além disso, vamos fazer a diferença e encontrar um significado profundo no nosso trabalho. Estamos motivamos todos os dias para capacitar outras pessoas para conseguir mais por meio de nossa tecnologia e inovação.

Quando chegamos juntos como uma equipe, com o nosso talento excepcional e a mentalidade de aprendizes, crescemos com nossos clientes e parceiros, aumentamos as nossas oportunidades e fazemos o nosso negócio crescer. E, em última análise, vamos aumentar nosso impacto no mundo.

Já começamos essa evolução com coisas como OneWeek e Hackathon, loops de feedbacks dos clientes, nosso foco em engenharia de uso, nosso modelo de avaliação de desempenho, bem como nossos esforços de diversidade e inclusão, incluindo o novo treinamento sobre preconceito inconsciente. Nós vamos fazer mais e mais para apoiar a cultura que temos e reconhecer o impacto quando o vemos.

Um bom exemplo da nossa cultura em ação é o trabalho em torno do Windows. Temos abordado o Windows 10 com uma mentalidade de crescimento e obsessão pelos nossos clientes. Temos a oportunidade de nos conectar com 1.5 bilhões de clientes do Windows em 190 países ao redor do globo. Queremos mover as pessoas da necessidade de escolher o Windows para o amor ao Windows. Certamente, queremos fazer um upgrade dos nossos atuais clientes do Windows 7 e 8.1 para o Windows 10 por meio da nossa oferta de upgrade gratuito. Mas, mais do que isso, vemos isso como uma oportunidade para apoiar e celebrar como as pessoas e as comunidades atualizam o seu mundo a cada dia. Para esse fim, começando no dia 29 de julho com a liberação do Windows 10, os funcionários são convidados a participar voluntariamente da atualização de suas comunidades como parte de um movimento mais amplo. Mais detalhes estarão disponíveis nas próximas semanas – nossa esperança é que não apenas nossos funcionários, mas também nossos clientes e parceiros se envolvam e se inspirem. Juntos, podemos fazer uma grande diferença em nosso mundo.

Eu acredito que a cultura não é estática. Ela evolui a cada dia com base no comportamento de todos na empresa. Estamos em uma posição incrível para aproveitar o crescimento neste novo ano. Precisaremos inovar em novas áreas, executar algo que vai contra os nossos planos, fazer algumas escolhas difíceis em áreas onde as coisas não estão funcionando e resolver problemas difíceis de maneira que agreguem valor ao cliente. Eu realmente acredito que podemos alcançar coisas mágicas quando estamos juntos como uma equipe e com foco. Estou ansioso para o que podemos alcançar juntos em FY16 (ano fiscal de 2016).

Satya

Satya Nadella