Microsoft anuncia lançamento da versão final do SQL Server 2016

Por Redação | 02 de Junho de 2016 às 09h28

Depois de um ano disponibilizando previews e releases, a Microsoft anunciou oficialmente o lançamento do SQL Server 2016. A versão final da solução traz melhorias de armazenamento de dados e análises avançadas, permitindo que as aplicações possam implementar sofisticadas análises e modelos de aprendizagem automáticos dentro da base de dados e obter um rendimento cem vezes maior.

Segundo a Microsoft, o SQL Server 2016 é o serviço mais rápido do mundo em comparação com outros serviços de administração de bases de dados e possui o melhor custo-benefício para HTAP, memória e análises avançadas de integração profunda com os serviços que utilizam a linguagem de programação R. A nova ferramenta foi desenvolvida também para ajudar na proteção dos chamados "data at rest", enquanto que o Stretch Database oferece uma redução nos custos de armazenamento, mantendo os dados disponíveis na nuvem por meio do Microsoft Azure.

Na nova versão do SQL Server, também está incluso o suporte ao JSON, que permite realizar consultas de maneira muito mais rápida. Para comprovar o rendimento da solução, foram realizados vários testes em conjunto com a Intel, utilizando 100 TB de dados e um processador Intel Xeon E7. O resultado foi que o sistema conseguiu carregar um esquema complexo de TPC-H a 1,6 TB/h, levando apenas 5,3 segundos para executar uma consulta completa dentro dos 100 TB de dados armazenados.

Em conjunto com o lançamento, a Microsoft trouxe uma oferta especial para os clientes da Oracle. Até o final de junho, os usuários do Oracle poderão migrar seus dados para o SQL Server 2016 e receber as licenças necessárias de maneira gratuita com uma inscrição no programa Microsoft Software Assurance. Além disso, apesar de não ter sido mencionado no anúncio de lançamento, a corporação já afirmou que também planeja trazer o SQL Server para o Linux em meados de 2017.

Fonte: Microsoft