Microsoft anuncia fundo destinado a aumentar acesso à Internet em países pobres

Por Redação | 16.11.2015 às 10:46

Atualmente, pouco mais da metade da população mundial vive sem nenhum acesso à Internet. Para a Microsoft, o acesso à rede mundial de computadores é vital para que os países tenham a oportunidade de dar um passo adiante em seu desenvolvimento. Por conta disso, a companhia anunciou o lançamento de um fundo para startups e outras companhias para auxiliar a expansão do acesso à Internet a preços acessíveis para "mercados carentes".

De acordo com a companhia, o objetivo é levar banda larga por um preço acessível para famílias, estudantes e profissionais que não podem acessar à Internet atualmente. A iniciativa batizada de Affordable Access pretende oferecer acesso a mais de 500 mil aldeias indígenas de 17 países, aproveitando frequências de televisão que atualmente não estão sendo utilizadas nestes países. Dessa forma, o custo de infraestrutura é reduzido.

"Hoje existem cerca de 4 bilhões de pessoas no mundo sem acesso à Internet", afirmou Peggy Johnson, vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios da Microsoft. "A capacidade de fechar essa lacuna é mais viável do que nunca com a tecnologia que está prontamente disponível e acessível em muitas partes do mundo. Através deste fundo, esperamos relançar um processo empreendedor, identificando ideias promissoras que podemos ajudar a alimentar, crescer e escalar", concluiu.

Outros objetivos da iniciativa incluem demonstrar abordagens inovadoras para a venda de serviços em nuvem voltados para os mercados carentes e integrar plataformas de pagamento localizados e modelos de consumo projetados para clientes em mercados relevantes.

As doações serão feitas às companhias que desejarem participar do projeto, que incluem empresas com objetivos comerciais, que tenham ao menos um ou dois funcionários trabalhando em tempo integral. O aporte disponibilizado pela Microsoft é de até US$ 75 mil, além de softwares e serviços para facilitar o trabalho das empresas. Os interessados devem acessar o site da Affordable Access até o dia 15 de janeiro de 2016 para inscreverem suas companhias. A partir daí a Microsoft começará o processo de seleção.

Fonte: Microsoft

Fonte: http://venturebeat.com/2015/11/16/microsoft-launches-fund-to-help-bring-affordable-internet-access-to-developing-markets/