Microsoft anuncia chegada de novos notebooks com Windows 10 ao Brasil

Por Adriano Ponte | 29.10.2015 às 09:27
photo_camera Adriano Ponte

A Microsoft se uniu aos seus principais parceiras para anunciar nesta quarta-feira (28) diversos novos dispositivos que devem dar as caras no mercado daqui até o final do ano, mostrando opções híbridas ou conversíveis que utilizam o Windows 10.

Apesar da clara funcionalidade desktop do Windows 10 (tal como a versão 7), parece que realmente a aposta é de adaptar o mercado de PCs de alguma forma para a mobilidade, seja fazendo com que os clássicos notebooks dobrem, destaquem ou mesmo possam ser usados de lado (como a Lenovo mostrou no evento). Essa tendência, inclusive, já vem sendo observada ao longo dos últimos cinco anos em diversas tentativas nem sempre bem-sucedidas.

Evento Microsoft 28-10-2015

Acer R13 (2-em-1 conversível) com Intel Core i7, 8 GB de RAM e SSD de 256 GB

PCs de mesa devem continuar indo na linha que os iMacs já provaram ser uma boa ideia, deixando de certa forma "portáteis" os computadores tradicionais, além de trazer uma experiência mais simples de uso.

Segundo a Positivo, que trouxe um de seus all-in-one com Windows 10 para o evento, "a ideia é facilitar para os menos experientes" na informática, bastando ligar e usar um produto único com tudo integrado e rodando o sistema da Microsoft.

Evento Microsoft 28-10-2015

Positivo Union (all-in-one) com Intel Core i3, 4 GB de RAM e tela de 23.6"

Mesmo nessa onda de "mobilidade" e "pessoalidade" reforçada durante o evento, fica claro que boa parte dos dispositivos virá com preços nada amigáveis - principalmente os 2-em-1, com modelos custando em média R$ 2.500 nas suas versões iniciais. Focando no nicho de "alto custo por alto rendimento", entram propostas da Acer que quebram justamente a "nova onda", mantendo alguns modelos grossos e voltados para o público gamer.

Evento Microsoft 28-10-2015

Modelo Gamer da Acer vem com dimensões maiores e diversas opções de configuração de alto rendimento

Ainda na proposta de "alto custo", temos a volta da linha Vaio ao Brasil, agora com Windows 10 embarcado em suas máquinas. Contando com fabricação nacional de alguns modelos, temos produtos voltados ao público que exige acabamento premium (em ligas de magnésio e alumínio), com formatos híbridos e tradicionais, além de configurações de ponta.

Evento Microsoft 28-10-2015

Vaio Z (2-em-1 conversível) com Intel Core i5, 8 GB de RAM e SSD de 128 GB

Para os próximos meses, podemos contar com lançamentos como esses, além dos notebooks clássicos que continuarão sendo comercializados no meio dessa onda de inovação amplamente abraçada pelas fabricantes parceiras da Microsoft.

Vale lembrar que ainda devemos ver os novos sensores real sense da Intel em breve, apesar dessa promessa ter sido deixada para próxima geração de hardware que equipará as máquinas dos parceiros da gigante de Redmond.

Evento Microsoft 28-10-2015

Lenovo Yoga 500 é uma nova aposta no uso de PC-Tablet mostrado nas outras gerações

Agora, resta esperar pela reação do mercado, principalmente em época de crise e dólar nas alturas. Não deixe de ficar ligado no Canaltech para mais novidades sobre o Windows 10, Microsoft e os computadores que virão com o sistema da empresa.