Microsoft anuncia aquisição da Talko, aplicativo de chat corporativo

Por Redação | 23.12.2015 às 10:27

Nesta segunda-feira (21), a empresa Talko anunciou que está sendo adquirida pela Microsoft, que pretende utilizar sua tecnologia e equipe para avançar nas estratégias do Skype. A startup é responsável pelo aplicativo de chat corporativo que leva seu nome.

Em seu site, a equipe da Talko afirma que o sucesso de um aplicativo de mensagens é binário, no qual um pequeno número de empresas consegue um crescimento viral, enquanto outras permanecem em um nicho estável, como era o caso da empresa.

A Microsoft fará proveito a tecnologia da Talko para melhorar o Skype e o Skype Business. O serviço da Talko, disponível para seus clientes, encerrará suas atividades em março de 2016. Até esta data, os usuários da plataforma poderão fazer o download de conversas anteriores, incluindo mensagens com conteúdo multimídia.

No anúncio da aquisição, a Talko fez questão de agradecer aos usuários pelo empenho em utilizar o serviço. "Agradecemos profundamente o compromisso de vocês em apostar na Talko. Você investiu seu tempo e sua reputação para convencer seus amigos e colegas de trabalho a utilizarem o produto com você."

Talko

A Talko era de Ray Ozzie, conhecido por seus projetos no ramo tecnológico. Essa é a segunda startup de Ozzie que a Microsoft adquire. A primeira foi a Groove Networks, comprada em 2005, que era especializada em ferramentas de produtividade que eram integradas ao OneDrive e SharePoint, aplicações da Microsoft. Na época, Ozzie exerceu a função de CTO da Microsoft e rapidamente foi promovido como Chief Software Architect. Ele deixou a empresa de Redmond em 2010, quando criou a Talko.

É importante ressaltar que a aquisição da Talko é a segunda compra feita pela Microsoft nos últimos dias. Na semana passada, a empresa americana anunciou que havia adquirido a Metanautix, especializada em análise de dados corporativos. Em todo caso, a Talko é uma aquisição chave para as ferramentas de produtividade dentro das estratégias da Microsoft.

Fonte: Fortune

Fonte: http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2015/12/22/microsoft-adquire-startup-talko-para-avancar-skype/