Microsoft, Adobe, Apple e Google se unem para revolucionar a tipografia digital

Por Redação | 22 de Setembro de 2016 às 22h57

A Microsoft anunciou hoje em seu blog de tipografia uma nova especificação de fontes, desenvolvida em parceria com gigantes da indústria tech, como Adobe, Apple e Google. A iniciativa promete agradar aos criadores independentes, designers e desenvolvedores de ferramentas diversas.

As variações do OpenType permitirão aos profissionais obterem resultados muito diferenciados, com a vantagem de virem em pequenos arquivos, que podem ser transferidos utilizando a mínima largura de banda. Além disso, os criadores de tipografias digitais serão contemplados com uma ampla paleta de criação e edição das letras, por onde poderão modificar ou inventar novas tipografias sem precisar abrir dezenas, ou até mesmo centenas de arquivos como referência. E com uma grande vantagem: será possível visualizar uma família inteira de fontes em apenas um arquivo compacto.

A equipe de empresas parceiras espera que o novo OpenType venha para revolucionar a plataforma usada por desenvolvedores e designers na criação de novos estilos de tipografias, oferecendo muito mais riqueza de detalhes e praticidade no uso.

O release da primeira versão final da plataforma, ao que tudo indica, deve chegar em algum update do Windows em 2017. Mas é claro que, antes disso, os membros do Windows Insider poderão "degustar" a novidade antes dos usuários finais — e ajudar a equipe a corrigir bugs e implementar melhorias no novo sistema de design de fontes.

Fonte: Microsoft. Via MSPowerUser

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.