Publicidade

Microsoft abre, em Brasília, primeiro Centro de Transparência da América Latina

Por| 20 de Outubro de 2016 às 09h05

Link copiado!

Microsoft abre, em Brasília, primeiro Centro de Transparência da América Latina
Microsoft abre, em Brasília, primeiro Centro de Transparência da América Latina
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft inaugurou nesta quarta-feira (19), em Brasília, o primeiro Centro de Transparência da América Latina. Já presente em outras três regiões (América do Norte, Europa e Ásia), a estrutura visa monitorar possíveis ataques digitais e fornecer dados sobre cibercrimes ao governo federal, numa parceria que, segundo a empresa, será gratuita.

Com o centro, a ideia da Microsoft é abrir o código fonte de seus programas para que governos do Brasil e de toda a América Latina comprovem a segurança das aplicações da empresa e que não há backdoors. Uma vez constatadas tais características, o objetivo é que a empresa se una ao poder público num esforço contínuo para detectar e proteger contra malwares e combater crimes virtuais.

Especificamente no Brasil, a iniciativa faz parte do Programa de Segurança Governamental e, segundo o presidente em exercício Rodrigo Maia, "vem em um momento adequado, em que o governo brasileiro diz ou nós vamos ter eficiência e aumentar a produtividade ou as soluções para o Brasil não terão um final feliz".

Maia também disse acreditar que a empresa irá ampliar as possibilidades de parcerias para além do governo federal, tendo em vista, principalmente, que a população "exige transparência, interatividade e agilidade, em um ambiente de muita segurança" que só o centro aberto pela Microsoft pode permitir.

Continua após a publicidade

Já o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, destacou a importância da estrutura para o avanço em pesquisas na área cibernética. "Com isso, vão ganhar qualidade os trabalhos e os projetos brasileiros [no setor]", declarou.

Fonte: Microsoft, Agência Brasil