Metade dos aplicativos da Apple TV são jogos, mas usuários querem entretenimento

Por Redação | 11.12.2015 às 10:44
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

Há muito tempo se discute se a Apple TV não é o protótipo de um console da Maçã de Cupertino. Desde a primeira versão da plataforma, a indústria de games olha assustada para a possibilidade da Apple passar a investir pesado em jogos e, com isso, fazer uma enorme revolução no mercado. Embora o sistema nunca tenha sido apresentado com esse foco, ele caminha para isso. Basta ver o crescimento no número de jogos que foram lançados em sua loja para se dar conta disso.

O site AppFigures fez um levantamento relacionado à App Store da Apple TV e constatou um crescimento absurdo de jogos no novo tvOS. Segundo os dados levantados, o sistema conta com um total de 2.624 aplicativos e a grande maioria são jogos. Até o último dia 3 de dezembro, quando a pesquisa finalizou, eram exatos 1.002 games, o que corresponde a 38% de todos os aplicativos da plataforma. Isso mostra uma tendência semelhante àquilo que já temos na App Store do iOS, que também conta com uma predominância enorme desse tipo de conteúdo. Com isso, fica realmente muito difícil questionar que as plataformas móveis são mesmo o próximo lar de títulos assim.

Os dados fornecidos pela página ainda revelaram outras curiosidades relacionadas à loja da Apple TV. Além dos games, aplicativos de entretenimento e educação são os mais comuns, ocupando o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, na lista dos mais ofertados. Por outro lado, o AppFigures destaca que esse ranking não corresponde aos itens mais baixados pelos usuários.

Apps tvOS

Segundo a pesquisa, os apps de entretenimento são os que mais possuem downloads, seguidos de jogos e notícias. E a diferença é brutal. Na lista de 50 aplicativos mais populares, 28 são focados em entretenimento e diversão e apenas 8 são games. Isso mostra o quanto a oferta e a demanda estão desequilibradas dentro do tvOS, o que diz muito sobre a plataforma. Por outro lado, é possível que tenhamos uma mudança nesse perfil de consumo com o lançamento da nova geração da Apple TV que é claramente mais focada em jogos, com direito até a um controle semelhante ao do Wii.

Outro dado curioso é a quantidade de aplicativos pagos dentro da loja. Por mais que ainda tenhamos uma predominância de apps gratuitos, os desenvolvedores parecem não ser muito adeptos do modelo freemium, ou seja, aquele que você baixa sem pagar nada, mas conta com várias compras internas para liberar conteúdo. Enquanto essa prática é bem comum no iOS, a quantidade de aplicativos pagos ainda é bem grande. Ao todo, 39% do conteúdo oferecido na loja está à venda com valores entre US$ 0,99 e assustadores US$ 59,99.

Via: Apple Insider, AppFigures