Mesmo perdendo market share, TOTVS continua líder no mercado de ERP

Por Redação | 14.04.2016 às 22:54 - atualizado em 14.04.2016 às 23:55

No ano passado, a provedora de soluções de negócios para o varejo TOTVS teve um crescimento de 3% em sua receita líquida, muito disso como consequência de sua fusão com a Bematech. No entanto, a soberania da empresa no mercado brasileiro de ERP pode estar ameaçada graças ao crescimento da alemã SAP em território brasileiro, de acordo com um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e publicado sob o título "27ª Pesquisa Anual do Uso de TI".

A diferença entre as duas companhias, de acordo com a pesquisa que mediu a utilização de TI no país, caiu para apenas 4%, sendo que até pouco tempo atrás a TOTVS dominava 40% desse segmento. Somente nos últimos doze meses, a companhia caiu 1% no ranking e atualmente comanda 35% desse market share. Do outro lado, o estudo da FGV mostrou que a SAP segue em crescimento, tendo ganhado 1% da participação e agora detém 31% do mercado nacional de ERP. Enquanto isso, a Oracle tem 15% desse mercado, e a quarta empresa na corrida pela liderança é a Infor, que possui uma fatia de 5% do setor.

O professor responsável pelo estudo, Fernando Meirelles, enfatiza que o lucro dos fabricantes de TI vem em sua maior parte das vendas de ferramentas analíticas e, nesse segmento, a SAP possui 26% do mercado total. Já a Oracle, ocupando a segunda posição, tem 21%, enquanto a TOTVS fica em terceiro lugar com 16%. A Microsoft domina o mercado de ferramentas analíticas entre as pequenas e médias empresas, ao passo de que tem apenas 5% de presença entre as grandes corporações.

Fonte: Fundação Getúlio Vargas