Mercado de PCs registra pior nível de vendas desde 2011

Por Redação | 11 de Maio de 2016 às 14h00
photo_camera NexCafe

Segundo novos dados da Canalys, empresa de pesquisa de mercado, o setor de PCs no mundo está enfrentando um dos piores momentos dos últimos anos. De acordo com o levantamento, o volume total de vendas caiu ao ponto mais baixo desde o segundo trimestre de 2011. As vendas mundiais de PCs, incluindo desktops, notebook, tablets e computadores 2 em 1, totalizaram 101 milhões de unidades durante o primeiro trimestre de 2016. Este número representa uma queda de 13% em relação ao mesmo período do ano passado.

Desde que os dados começaram a incluir tablets, a Apple passou a figurar na primeira posição. Os dados da Canalys mostram que a empresa dos Estados Unidos teve mais de 14 milhões de unidades vendidas, apesar de enfrentar uma queda de 17% em relação ao ano anterior. A Lenovo aparece na segunda posição do mercado, com apenas 25 mil unidades vendidas a menos que a Apple. O principal problema enfrentado pela Lenovo é o enfraquecimento das vendas na China, seu principal mercado de atuação. Na terceira posição aparece a HP, seguida por Dell e Samsung.

Vendas de PCs

O ponto positivo do levantamento fica em torno dos computadores 2 em 1, que cresceram 13%. No entanto, os embarques de todas as outras categorias de PCs sofreram queda, empurrando significativamente o mercado para baixo. Foi possível constatar nos dados da Canalys que as vendas de tablets caíram cerca de 15% em ralação ao primeiro trimestre de 2015, fechando o período em menos de 39 milhões de unidades comercializadas.

"O mercado global de PCs teve um mau começo em 2016 e é difícil ver quaisquer pontos altos para os fornecedores nos próximos trimestres", disse o analista sênior da Canalys Tim Coulling. "O boom dos tablets desapareceu e o mercado está totalmente maduro", complementou. Ainda segundo o analista, se os fornecedores não trouxerem inovação para o mercado, os declínios nas vendas continuarão.

Via Entrepreneur

Fonte: http://www.informationweek.com/infrastructure/pc-and-servers/pc-sales-topple-to-2011-levels-tablets-continue-decline/d/d-id/1325459

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.