Mercado de Business Intelligence e Analytics atingirá US$ 16,9 bilhões em 2016

Por Redação | 22.02.2016 às 10:58

O mercado mundial de Business Intelligence (BI) e Analytics atingirá US$ 16,9 bilhões em 2016, um aumento de 5,2% em relação a 2015. É o que afirma um relatório do Gartner divulgado na última sexta-feira (19).

De acordo com a consultoria, o mercado de Business Intelligence e Analytics (BI&A) está na fase final de anos consecutivos de uma mudança liderada pela TI, passando de relatórios de sistemas de registros para Analytics de autoatendimento liderados pelos negócios. Como resultado, a plataforma de BI e Analytics surgiu para atender novos requisitos organizacionais de acessibilidade, agilidade e uma visão analítica mais profunda.

"A mudança para a plataforma de BI e Analytics atingiu um ponto de inflexão. As organizações devem fazer a transição para plataformas de BI modernas, ágeis, rápidas e fáceis de usar para criar valor aos negócios com percepções de diferentes fontes de dados", afirma Ian Bertram, Vice-Presidente de Gestão do Gartner.

A democratização do Analytics

Conforme o Analytics se torna mais estratégico para a maioria das empresas, os negócios e processos são analíticos e cada pessoa é um usuário de Analytics. Para responder ao tempo de percepção exigido pelo ambiente de negócios competitivo de hoje, muitas organizações querem democratizar as capacidades analíticas por meio do autoatendimento.

"Os diretores de marketing não podem mais ser apenas especialistas na criação de marcas e publicação de anúncios. Eles também devem ser especialistas em análise de clientes. O mesmo é válido para os chefes de Recursos Humanos, da cadeia de suprimentos e dos altos cargos financeiros na maioria das indústrias", disse Bertram.

Definindo a BI moderna e a plataforma Analytics

A diferença mais significativa entre a plataforma moderna de BI e Analytics, comparada a um relatório de TI centralizado tradicional, é a quantidade de modelagem inicial exigida, além das habilidades necessárias para construir um conteúdo analítico. A criação de conteúdo por meio de plataformas de comunicação centralizadas em TI começa com a consolidação e modelagem dos dados por TI. Por outro lado, uma plataforma moderna de BI e Analytics suporta o desenvolvimento de conteúdos analíticos habilitados pela TI.

"Para obter o benefício integral das plataformas modernas de BI e Analytics, os líderes devem repensar a maioria dos aspectos de suas atuais implementações de análise centralizadas em TI para incluir cargos e responsabilidades, modelos organizacionais, processos de governança e liderança", conclui Bertram.