Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mãe de vítima do ataque terrorista de San Bernardino apoia decisão da Apple

Por| 22 de Fevereiro de 2016 às 13h40

Link copiado!

Mãe de vítima do ataque terrorista de San Bernardino apoia decisão da Apple
Mãe de vítima do ataque terrorista de San Bernardino apoia decisão da Apple
Tudo sobre Apple

Carole Adams – cujo filho Robert foi morto no ataque terrorista que assassinou várias pessoas na Califórnia – falou a favor da posição da Maçã em relação a criptografia, dizendo que a empresa "está definitivamente dentro dos seus direitos de proteger a privacidade de todos os americanos".

"Isto é o que nos separa do comunismo, não é? O fato de que temos o direito à privacidade", defendeu Carole. "Isto é o que faz a América ótima, nós obedecemos uma constituição que nos dá o direito à privacidade, o direito de portar armas e o direito de votar", acrescentou.

No entanto, Carole parece fazer parte de uma minoria. Isso porque diversas vítimas do atentado e seus familiares já anunciaram planos para redigir um documento legal em apoio ao FBI. "Eles foram alvos de terroristas, e eles precisam saber por que, como isso pôde acontecer", disse um advogado que representa uma das vítimas.

A briga judicial entre a Apple e o FBI ultrapassou os limites do tribunal e se tornou uma questão de opinião pública. Isso porque a justiça dos Estados Unidos determinou que a empresa crie um software capaz de desligar a função de destruir dados por completo em iPhones, facilitando a vida do FBI na hora de quebrar a senha que protege o gadget, a fim de descriptografar os dados ali armazenados.

Continua após a publicidade

"Quatorze pessoas foram mortas e muitas mais tiveram suas vidas e corpos arruinados. Devemos-lhes uma investigação completa e profissional nos termos da lei", escreveu James Comey, diretor do FBI, em uma carta divulgada no último domingo (21).

Do outro lado, o CEO da Apple, Tim Cook, explica que o caso pode resultar em um grande problema para a privacidade dos dados dos cidadãos norte-americanos. "Este caso é muito mais do que um único smartphone ou uma única investigação, por isso, quando recebemos o pedido do governo, sabíamos que tínhamos de falar. Está em jogo a segurança de dados de centenas de milhões de pessoas que cumprem a lei, e estabelecendo um precedente perigoso que ameaça as liberdades civis de todos", escreveu o executivo em uma carta destinada aos funcionários da Apple.

Fonte: Apple Insider