Lucro operacional da Samsung pode ficar abaixo do previsto

Por Redação | 07 de Julho de 2015 às 14h58

Nesta terça-feira (7), a Samsung anunciou que seu lucro operacional referente ao segundo trimestre de 2015 deve cair 4%, chegando ao equivalente a cerca de R$ 19,4 bilhões. Um levantamento realizado com 39 analistas apontava uma previsão média de lucro de cerca de R$ 20 bilhões. A receita total da empresa no trimestre deve ser de 48 trilhões de wons.

Apesar do período ter apresentado o melhor lucro da companhia em quatro trimestres, os números também marcaram o sétimo período consecutivo de declínio na comparação anual. Depois de um primeiro trimestre difícil, houve alguns indícios de que a Samsung estava recuperando o ritmo de crescimento da sua divisão móvel, afinal, seus novos modelos de smartphones (Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge) representaram a segunda melhor venda da categoria no mês de abril. Nos Estados Unidos, o Galaxy S6 foi responsável por levar a marca de volta à liderança no ranking de fabricantes do país, com 55% de participação.

Porém, uma desaceleração no mercado mundial de smartphones e a escassez de oferta levaram à diminuição no ritmo das vendas esperadas para a linha Galaxy. No final das contas, os embarques globais do S6 não foram tão bons quanto o esperado, causando a perda da receita reportada pela sul-coreana. A volatilidade das moedas de alguns países emergentes e as difíceis condições econômicas nos países desenvolvidos, como China e Europa, também pesaram sobre as vendas.

A fabricante sul-coreana continua sendo a maior fornecedora de smartphones do planeta, com pouco mais de 81 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2015. Apesar do número ser realmente impressionante, ele representa uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando a companhia vendeu mais de 85 milhões de unidades. Comparando as vendas globais de smartphones realizadas no mesmo período, vemos um salto 281 milhões para 336 milhões.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!