Loja da Apple no Rio de Janeiro é autuada pelo Procon Estadual

Loja da Apple no Rio de Janeiro é autuada pelo Procon Estadual

Por Redação | 09 de Agosto de 2016 às 13h27
Divulgação

O Procon Estadual do Rio de Janeiro autuou nesta segunda-feira (8) a Apple Store do Shopping VillageMall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. De acordo com o órgão regulador, o espaço desrespeita várias exigências previstas em lei, desde o mostruário de produtos até ao atendimento aos clientes.

Estes são os pontos irregulares encontrados pelo Procon-RJ: ausência de preços visíveis aos consumidores de forma clara; ausência de caixa preferencial; ausência de certificado do Corpo de Bombeiros; ausência de cartaz de combate à violência contra a mulher; ausência do telefone e do endereço do Procon Estadual no cupom fiscal; ausência do cartaz do 151. Os fiscais constataram que a fila de espera para assistência técnica era de aproximadamente 1 hora e 40 minutos para quem não havia agendado pela internet.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Apple Store carioca é alvo de irregularidades. Em novembro do ano passado, um fiscal do Procon Estadual autuou a loja devido a "falta de atendimento presencial na assistência técnica". Na época, a Maçã se defendeu explicando que desde sempre os atendimentos no Genius Bar são por horário marcado, sempre agendados pela internet.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Depois do ocorrido, a Apple também contratou um profissional específico para o pessoal das lojas. Mas, ao que tudo indica, o espaço ainda sofre com uma demanda que não consegue atender pela quantidade limitada de funcionários. A empresa não sinalizou novas mudanças, nem deu um parecer oficial sobre a abertura de novas unidades – algo que poderia reduzir o fluxo sobrecarregado no estabelecimento.

A loja da Apple no Village Mall foi inaugurada em fevereiro de 2014, conta com uma longa fachada curva de vidro com 30 metros de comprimento e um balcão de 7,6 metros onde fica o Genius Bar. Foi a primeira Retail Store da companhia americana no Brasil. Cerca de um ano depois, a empresa lançou sua segunda loja em território nacional, desta vez na cidade de São Paulo. A Apple Store da capital paulista também estaria enfrentando o mesmo problema de sua vizinha no Rio de Janeiro, mas a sobrecarga é um pouco menor, pois a loja tem mais funcionários disponíveis.

Fonte: Procon-RJ via MacMagazine

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.