LG anuncia tecnologia que deixa notebooks ainda mais finos e leves

Por Redação | 06 de Julho de 2015 às 17h02

A LG anunciou nesta segunda-feira (6) uma nova tecnologia que promete tornar notebooks com tela sensível ao toque ainda mais finos e leves. A novidade, que vem sendo chamada de Advanced In-Cell Touch (AIT), se baseia no mesmo conceito tecnológico utilizado pela sul-coreana para fabricar os displays do LG G4, smartphone top de linha lançado em abril deste ano. A diferença, é claro, é que o conceito foi aplicado em telas muito maiores.

De acordo com a fabricante, os novos monitores serão 25% mais finos e 35% mais leves do que os atuais em modelos de notebook com 15,6 polegadas. Em comunicado, a LG explica que tudo isso só foi possível graças à remoção da camada sensível ao toque, que ficava por trás da tela em si. No lugar dela, a empresa instalou um sensor responsável por monitorar os toques dos usuários. Além da redução das dimensões e do peso, os novos monitores equipados com o AIT fornecerão imagens mais nítidas e com mais brilho, isso porque a camada de sensibilidade empregada anteriormente causava reflexo e uma ligeira perda de luz.

Ainda não há previsão de quando os primeiros computadores equipados com a nova tecnologia chegarão ao mercado, mas a LG espera que isso ocorra já nesta segunda metade de 2015. Sem revelar nomes, a sul-coreana afirmou já estar trabalhando em parceria com algumas fabricantes no emprego dos novos monitores em novos modelos de notebook.

Embora não esteja claro quais são exatamente os planos da LG, é certo que ela fará de tudo para aproveitar o lançamento do Windows 10, que ocorre no dia 29 de julho, e a volta às aulas no hemisfério norte para maximizar as vendas dos notebooks com a novidade. Além disso, é bastante provável que daqui para frente comecemos a ver uma quantidade crescente de dispositivos híbridos de notebook e tablet graças à redução da espessura do monitor e o peso total do aparelho. Vamos esperar para ver o que vem por aí.

Fonte: LG Display

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.