Lenovo vê Motorola como fator para melhorar vendas no ano que vem

Por Redação | 13 de Agosto de 2015 às 14h29
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

A Lenovo não comprou a Motorola por acaso, e agora, confia na marca para continuar crescendo nos próximos anos. Essa foi a principal conclusão do relatório financeiro da empresa chinesa que, no segundo trimestre de 2015 – que corresponde ao primeiro do ano fiscal corrente – obteve faturamento abaixo do esperado, com queda de 3% e uma grande diminuição nos lucros, com baixa de 51%.

De acordo com a empresa, os ganhos de apenas milhões foram resultado direto das incertezas econômicas que atingem muitos países da Ásia, principalmente a China, seu principal mercado, que se encontra em um grave momento de estagnação econômica. É justamente por isso que, agora, a Lenovo se volta para uma estratégia focada no mercado global. E é justamente aí que a Motorola entra.

A fabricante de smartphones, comprada em outubro de 2014 das mãos do Google, é o epicentro de uma mudança gerencial que afeta, principalmente, o grupo de tecnologias mobile da Lenovo. A ideia é reduzir os custos e focar em uma linha mais objetiva de produtos, com equipamentos que tenham a maior tração junto ao público.

Além disso, a Lenovo disse que vai usar os times de design e desenvolvimento de produtos também em seus próprios dispositivos, como forma de criar uma maior unidade de marca. Ela também pretende se aproveitar da força que a Motorola tem junto aos setores móveis e utilizar esse potencial em produtos relacionados, trabalhando com integração e sinergia. Daqui em diante, por exemplo, todos os smartphones da marca serão de responsabilidade da empresa adquirida.

Todas essas mudanças e o apoio irrestrito à Motorola têm motivo. No mesmo relatório em que a Lenovo, como um todo, apresentou quedas, o grupo mobile composto majoritariamente pela fabricante de smartphones trouxe resultados estrelados, com um aumento de 33% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

Fontes: Lenovo, Android Central

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.