Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lenovo utilizou recurso oculto no Windows para instalar softwares

Por| 12 de Agosto de 2015 às 14h31

Link copiado!

Lenovo utilizou recurso oculto no Windows para instalar softwares
Lenovo utilizou recurso oculto no Windows para instalar softwares
Tudo sobre Lenovo

Uma nova característica em notebooks da Lenovo foi descoberta recentemente. Trata-se de um recurso oculto no Windows que permite instalar automaticamente softwares e ferramentas da empresa. Usuários haviam descoberto o recurso em maio, quando utilizaram um novo notebook da Lenovo que supostamente substitui um arquivo de sistema de forma automática a cada inicialização.

Mesmo que o Windows seja reinstalado a partir de um DVD, o recurso instala automaticamente softwares e ferramentas da Lenovo. O grande problema é o fato de não haver permissão nenhuma dos usuários para que isso aconteça. Com isso, a Lenovo está explorando um rootkit em seus próprios laptops para assegurar que seus softwares estejam presentes nas máquinas.

O mecanismo por trás do fato é o Lenovo Service Engine, que se encarrega de baixar um programa chamado OneKey Optimizer utilizado para melhorar o desempenho do PC por meio de atualização de firmware, drivers, aplicativos pré-instalados, bem como varredura de arquivos e fatores que influenciam o desempenho do sistema. Ele também envia dados do sistema em um servidor da Lenovo para ajudar a empresa a entender como os clientes utilizam seus produtos. A questão é que os usuários não têm nenhuma ideia de que isso está acontecendo, sendo muito difícil remover tal função caso descubram.

No Windows 7 ou 8, a BIOS realiza uma vistoria no arquivo "C:Windowssystem32autochk.exe" para substituí-lo por arquivos da Lenovo. Então, quando o arquivo modificado é executado na inicialização do sistema, outros dois arquivos, o LenovoUpdate.exe e o LenovoCheck.exe, são criados. Assim, eles configuram um serviço de download de arquivos assim que o computador estiver conectado à internet.

Continua após a publicidade

Após identificar uma vulnerabilidade no Lenovo Service Engine, que possibilita que crackers explorem o mecanismo utilizando um servidor malicioso para instalar softwares, a empresa chinesa lançou um patch para remover a função por completo. No entanto, para que isso aconteça é necessário realizar o procedimento de maneira automática.

O mecanismo que a Lenovo estava utilizando é aprovado tecnicamente pela Microsoft. O "Windows Platform Binary Table" foi lançado em novembro de 2011 e atualizado pela primeira vez em julho deste ano. O recurso permite que as fabricantes de computadores empurrem softwares através da BIOS para o sistema. Isso significa que mesmo que forem excluídos, voltarão a estar presentes nos computadores. Não há nenhuma regra que obrigue as fabricantes a notificarem os usuários sobre o funcionamento da funcionalidade, o que torna a questão uma "invasão legalizada".

Diversos modelos de computadores da Lenovo podem ter sido afetados: Flex 2 Pro-15/Edge 15 (Broadwell/Haswell models), Flex 3-1470/1570/1120, G40-80/G50-80/G50-80 Touch/V3000, S21e, S41-70/U40-70, S435/M40-35, Yoga 3 14, Yoga 3 11, Y40-80, Z41-70/Z51-70 e Z70-80 / G70-80.

Ainda não houve relatos se outras fabricantes estão utilizando deste método para infiltrar softwares próprios em seus computadores, sem conhecimento dos usuários. Ao ser questionada pelo site The Next Web, a Lenovo enviou um boletim descrevendo o patch de segurança disponibilizado para correção manual. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Continua após a publicidade

Fonte: The Next Web