Lenovo anuncia aparelho para competir com o Chromecast

Por Redação | 28 de Maio de 2015 às 13h07

De olho no mercado de dongles para streaming de conteúdo, a Lenovo anunciou nesta semana o Cast, dispositivo que vem para ser um bom competidor ao Google e à Roku. Com lançamento previsto para agosto, o aparelho vai custar US$ 49 (cerca de R$ 150, sem os impostos) e se conecta à TV por meio de entrada HDMI.

A diferença do novo dispositivo para seu principal competidor, o Chromecast, é a possibilidade de se conectar a redes DLNA e aparelhos habilitados com Miracast. Assim, ao contrário da solução do Google, que utiliza apenas apps proprietários e certificados, a novidade da Lenovo pode fazer a transmissão de virtualmente qualquer coisa a partir de computadores ou smartphones que estejam conectados à rede Wi-Fi.

Lenovo Cast

Com formato circular, semelhante a um disco de hockey, o Cast pode, por exemplo, transmitir a tela de um smartphone Android para a televisão, ou então realizar o streaming a partir de um computador. Isso significa, também, o suporte a uma série de formatos de compressão de vídeo, uma vez que o próprio PC será responsável por fazer todo o trabalho, com apenas as imagens sendo exibidas na televisão.

Sendo assim, o Cast se coloca mais como uma alternativa ao Roku Streaming Stick ou ao FireTV, da Amazon, em vez do Chromecast. Ainda assim, é com um ataque direto ao Google que a Lenovo tenta se posicionar, inclusive por seu nome, apostando na ideia de que está dando aos usuários um aparelho mais versátil e poderoso.

Por enquanto, não existe data de lançamento prevista para o Brasil.

Fonte: Engadget

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.