LeEco anuncia compra da americana Vizio por US$ 2 bilhões

Por Redação | 26.07.2016 às 20:17
photo_camera Divulgação

A empresa chinesa de eletrônicos LeEco anunciou nesta terça-feira (26) a aquisição da fabricante americana de televisores Vizio. O acordo foi revelado durante um evento promovido pelas duas companhias, em Los Angeles, nos Estados Unidos. As negociações custaram US$ 2 bilhões aos cofres da asiática, e devem ser concluídas no quatro trimestre deste ano.

De acordo com o anúncio oficial, a Vizio permanecerá como uma subsidiária independente, com a mesma equipe e sem mudança de escritórios, atualmente localizados na Califórnia. Enquanto isso, a Inscape, divisão de negócios da entidade, será separada para uma empresa privada, com a LeEco detendo 49% de todas as operações. O atual CEO da Vizio, William Wang, foi nomeado como presidente executivo da Inscape, e será dono dos 51% restantes.

Em seu discurso de despedida, Wang descreveu as origens de sua corporação e como ele lutou para colocá-la em destaque no mercado. No entanto, o executivo não escondeu sua insatisfação em se desfazer da empresa, algo que, segundo ele, foi ocasionado pela crise financeira global. "Eu tenho sentimentos mistos. Como proprietário e fundador da Vizio, estou muito relutante em deixá-la. Mas como CEO e proprietário da empresa, sei que esta é a decisão certa a fazer para os nossos acionistas leais e funcionários, que trabalham duro", disse.

Enquanto isso, o CEO da LeCo, Jia Yueting, afirmou que "a LeEco acredita em tecnologias de ponta, num ecossistema completo e num preço disruptivo", e que "a aquisição da Vizio é um passo importante em nossa estratégia de globalização e implantação de nossa presença na América do Norte".

A LeEco não é tão conhecida fora do continente asiático, mas por lá a empresa tem se destacado por vários anos por desenvolver diversos dispositivos para vários fins. Isso inclui smartphones, carros elétricos e até bicicletas com sistema operacional Android. A Vizio, por sua vez, se consolidou no mercado americano de televisores. Como parte do acordo entre as duas companhias, a LeEco continuará a licenciar a tecnologia da Inscape por 10 anos para usar nas TVs da Vizio.

Fontes: The Verge, Engadget, Forbes