Jony Ive é promovido ao cargo de diretor de design na Apple

Por Redação | 26.05.2015 às 08:08
photo_camera Divulgação

Jony Ive, o famoso "guru" de design da Apple, acaba de ser promovido. De acordo com o site The Telegraph, o britânico de 48 anos deixará seu cargo de vice-presidente sênior de design para ocupar uma posição criada exclusivamente para ele: a de Diretor de Design (no inglês, Chief Designer Officer).

Ive era responsável por coordenar os departamentos de interface e design industrial, que a partir de agora ficarão sob responsabilidade de Alan Dye e Richard Howarth, respectivamente. Ambos já estão há bastante tempo na Maçã, o que não deve ser um problema para adaptar os executivos às novas funções - inclusive, acredita-se que eles já estão em seus novos papéis há alguns meses.

Ainda segundo o The Telegraph, Ive continuará supervisionando o design de praticamente todos os próximos produtos da Apple. Contudo, ele deixará de lado suas tarefas do dia a dia para se dedicar a projetos mais ambiciosos, como a inauguração de novas lojas físicas da companhia e o andamento das obras do novo campus da gigante de Cupertino.

Jony Ive

Da esquerda para a direita: Alan Dye, Jony Ive e Richard Howarth. (Foto: Gabriela Hasbun/The Telegraph)

Na Apple desde 1992, Jonathan "Jony" Ive ajudou na elaboração de diversos produtos da Maçã, como o iMac, Macbook Air e Macbook Pro, iPod e iPod Touch, iPhone, iPad e iPad mini, iOS e o recente Apple Watch. Em 2012, Ive recebeu o título de Comendador do Império Britânico (ou Cavaleiro), além de outras nomeações por suas contribuições no campo do design.

O CEO da Apple, Tim Cook, publicou um comunicado interno para os empregados da companhia informando das mudanças de cargo de Ive e seus companheiros. Leia abaixo, na íntegra, a carta traduzida:

"Time,

Tenho novidades empolgantes para compartilhar com vocês hoje. Estou feliz em anunciar que Jony Ive está sendo promovido ao novo cargo de Diretor de Design (Chief Design Officer) na Apple.

Jony é um dos designers mais talentosos e realizados da sua geração, com incríveis 5.000 patentes de design e utilitários em seu nome. Seu novo cargo é um reflexo do escopo de trabalho que ele tem feito na Apple há algum tempo. As responsabilidades de design de Jony se expandiram de hardware e, mais recentemente, interfaces de software para o visual das lojas de varejo da Apple, o nosso novo campus em Cupertino, embalagens de produtos e muitas outras partes da nossa companhia.

Design é uma das formas mais importantes com as quais nos comunicamos com nossos clientes e a nossa reputação por design de primeira linha diferencia a Apple de qualquer outra empresa no mundo. Como Executivo-Chefe de Design, Jony continuará responsável por tudo do nosso design, focando-se inteiramente em projetos atuais de design, novas ideias e futuras iniciativas. Em 1º de julho, ele passará suas responsabilidades gerenciais diárias de Desenho Industrial e Interface do Usuário para Richard Howarth, nosso novo Vice-Presidente de Desenho Industrial, e Alan Dye, nosso novo Vice-Presidente de Design de Interface do Usuário.

Richard, Alan e Jony têm trabalhado juntos como colegas e amigos há muitos anos. Richard é um membro do time de design há duas décadas e nesse tempo ele foi um colaborador-chave para o design de cada geração do iPhone, de Macs e praticamente qualquer outro produto Apple. Alan entrou na Apple há nove anos no time Marcom e ajudou Jony a criar o time de IU que colaborou com os de DI, Engenharia de Software e inúmeros outros grupos em projetos revolucionários como iOS 7, iOS 8 e Apple Watch.

Por favor junte-se a mim em parabenizar esses três excepcionalmente talentosos designers em seus novos cargos na Apple.

Tim"

Fontes: The Telegraph, 9to5Mac