Java 9 deve chegar ao mercado em setembro de 2016

Por Redação | 08 de Maio de 2015 às 16h50

O Java, base para bilhões de aplicações e padrão global para desenvolvimento e distribuição de apps móveis, jogos, conteúdo baseado na web e softwares corporativos, receberá sua próxima grande atualização no dia 22 de setembro de 2016. A informação, com data precisa, foi obtida em uma agenda de lançamentos da plataforma publicada por um diretor da divisão de Java da Oracle.

O vazamento ocorreu através de uma mensagem via email para um grupo de profissionais, que acabou sendo citada no Twitter. O conteúdo da mensagem continha o cronograma para o Java Development Kit 9, fundamentado nas especificações do Java Standard Edition 9. A data de finalização com todos os recursos completos está marcada para 10 de dezembro e 2015 e deve ser disponibilizada para o público geral em setembro de 2016. Assim, como de costume, a nova release do Java é disponibilizada para desenvolvedores, a fim de permitir tempo adequado de teste e certificação, e só então disponível no site para que os usuários finais façam o download.

A mensagem foi publicada por Mark Reinhold, arquiteto-chefe do grupo da plataforma Java na Oracle. "As datas prevêem tempo suficiente para ampla revisão e teste dos recursos mais importantes, em particular a introdução de um sistema de módulos e da modularização da plataforma, com a intenção de garantir o lançamento de um novo release a cada dois anos", escreveu Reinhold.

O Projeto Jigsaw prevê a modularidade do novo Java, que trata-se de um recurso chave no Java 9. O release da versão 8, o mais importante do Java até então, foi liberado há mais de um ano, em março de 2014, e embute recursos de programação funcional.

Além das datas mencionadas, o cronograma proposto por Reinhold inclui outras datas importantes, como ter todos os testes concluídos até 4 de fevereiro de 2016; uma versão com zero bug em 21 de abril de 2016; além de uma fase 2 de estabilização e acomodação do time (Rampdown) para 16 de junho de 2016.

A plataforma Java é amplamente utilizada, obtendo números impressionantes. Cerca de 97% dos desktops corporativos executam o Java, além de 125 milhões de aparelhos de TV e 3 bilhões de telefones celulares. Atualmente há 9 milhões de desenvolvedores da plataforma em todo mundo.

Via Java.net

Fonte: http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2015/05/08/atualize-sua-agenda-java-9-chega-ao-mercado-em-setembro-de-2016/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.